Arte: Divulgação

Evento TecnoCidades vai conectar municípios do interior paulista na próxima terça

O Governo de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), realiza o programa ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’.

O evento acontece na terça-feira, dia 23 de maio, a partir das 8h30, no Senai de Bauru, com o objetivo de mostrar que as novas tecnologias, como o 5G, podem tornar os municípios mais competitivos e atraentes para os investidores e fomentar a transformação digital nos municípios paulistas.

Além disso, o TecnoCidades tem como foco incentivar e apoiar o desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população, otimizar a gestão pública e garantir uma economia cada vez mais competitiva.

Ele é fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) com a Desenvolve SP, agência de fomento do Estado, e com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.

Participarão do evento o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, autoridades locais e regionais e todos os interessados em conhecer mais sobre a tecnologia 5G.

Para participar do Tecnocidades, os interessados devem se inscrever no link: https://forms.office.com/r/g6s2arAn2F. Para outras informações, os telefones de contato são: (14) 3227-7819 ou (14) 3232-1392.

Legislação
Dos 645 municípios paulistas, apenas 74 atualizaram a Lei das Antenas, pré-requisito para a chegada da internet 5G. É o que mostra o levantamento realizado pela InvestSP, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Assim, mesmo havendo liberação da nova tecnologia em 134 cidades, apenas em 61 delas os usuários de telefonia celular conseguem usufruir da conexão até 100 vezes mais rápida.

Isso ocorre pois o lançamento do 5G nas cidades brasileiras necessita de atuação do Governo Federal e dos governos municipais em etapas diferentes. A primeira é a liberação da frequência necessária para a conexão, ação feita pela Anatel. Vencida esta fase, os municípios precisam alterar as leis que regulamentam onde as novas antenas podem ser instaladas. A atualização é necessária para que as operadoras de telecomunicações invistam na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G. Bauru é um dos municípios em que a atualização já foi feita, com lei aprovada recentemente na Câmara e sancionada pela prefeita Suéllen Rosim.

Em todo o Estado, 97 localidades que já possuem autorização da Anatel ainda não atualizaram suas leis.

Cidades inteligentes
Com as cidades conectadas, o programa mapeará as principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas, como o uso de prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, a telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle o fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.

O TecnoCidades também acompanhará a implantação dessas soluções, com suporte técnico, e buscará estabelecer parcerias com entidades nacionais ou internacionais, a fim de ampliar o programa e promover a cooperação e a troca de experiências entre os municípios. (Fonte: Governo do Estado de São Paulo).

Serviço
Evento ‘Tecnocidades, a cidade do amanhã, hoje’
Data – 23/05 (terça-feira)
Horário – 8h30
Local – Senai, na Rua Virgílio Malta, 11-22, no Centro
Inscrições no link: https://forms.office.com/r/g6s2arAn2F

Compartilhe nas Redes Sociais