Diante do avanço da Covid-19, bares pedem comprovante de vacinação
Bares e restaurantes de Bauru anunciaram que, a partir desta quinta-feira (13), passaram a exigir que os clientes apresentem, para entrar no estabelecimento, comprovante de vacinação contra a Covid-19 de duas doses ou dose única. Segundo os proprietários, a medida visa proteger funcionários e clientes e ainda ajudar a brecar o avanço do coronavírus no município.
Em alguns estabelecimentos, os frequentadores que ainda não tiverem completado o esquema vacinal poderão entrar desde que apresentem teste negativo contra a Covid-19.
Serão aceitos somente exames RT-PCR realizados nas 48 horas anteriores ou o teste de antígeno (teste rápido) feito nas 24 horas anteriores.
Para evitar a disseminação da doença, o setor dos bares e restaurantes sofreu diversas restrições durante 17 meses, passando até por alguns períodos sem autorização para funcionar. Somente em agosto de 2021 o Governo do Estado deixou de exigir limite de ocupação e distanciamento mínimo dentro dos estabelecimentos. Atualmente ainda é obrigatório o uso de máscaras.
O proprietário do Sampa Bauru, João Cabreira, sofreu ainda mais este impacto, já que o local ficou fechado durante 20 meses. “Essa nova onda piorou bastante a situação. Então essa medida ajuda a prevenir o aumento de casos e a proteger os clientes e funcionários. A vacina é para o bem”, declara.
Os clientes que frequentarem esses locais terão a opção de apresentar a carteirinha de vacinação contra a Covid-19 física, ou a versão digital, disponível pelo aplicativo ConecteSUS e pelo site conectesus-paciente.saude.gov.br.
Por JCNet