Dengue: Bauru confirma duas novas mortes e se aproxima de 2.500 casos
A Secretaria de Saúde de Bauru confirmou nesta quarta-feira (17) duas novas mortes por dengue, registradas entre 01/04 a 17/04. As vítimas eram uma jovem de 21 anos sem comorbidades, que morreu no dia 19 de março, e uma idosa de 95 anos com comorbidade, que morreu no dia 20 de março.
Bauru contabiliza, até o momento, 2.486 casos confirmados de dengue, apenas em 2024. Os dados foram atualizados no Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (17). Agora, o município soma quatro mortes pelo agravo da doença e outras quatro estão em investigação.
Abrigos para o Aedes
Para evitar a reprodução do mosquito da dengue, a população deve eliminar e descartar adequadamente qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos.
Cabe ainda aos munícipes verificar os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos. Ainda nesta quarta, uma reportagem do Jornal da Cidade mostrou que a Secretaria de Administrações Regionais recebeu 951 denúncias de terrenos acumulando mato alto ou sujeira entre janeiro e março de 2024.
Esse tipo de terreno pode abrigar escorpiões, caramujos, cobras e o Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Segundo o secretário da pasta, Jorge Luís de Souza, os terrenos com mato alto estão diretamente ligados à saúde pública e podem ser denunciados pelo telefone (14) 3235-1440.