Foto: Divulgação

Curso de Férias do Zoológico receberá inscrições neste domingo e segunda

O Zoológico de Bauru abrirá inscrições de crianças de 4 a 15 anos para o sorteio das vagas do Curso de Férias de 2024, que traz o tema ‘Surpreendentes e diferentes: a vida dos animais peculiares’.

O curso será dividido em três módulos:

  • Eco Zoo: de 9 a 13 de julho, para jovens de 11 a 15 anos
  • Eco Zoo Mirim: de 16 a 19 de julho para, crianças de 7 a 10 anos
  • Aprendendo e Brincando no Zoo: de 23 a 26 de julho, para crianças de 4 a 6 anos.

O cadastro para o sorteio das vagas deverá ser feito das 8h deste domingo (9) até às 16h de segunda-feira (10) por meio dos formulários disponíveis em www.zoobauru.com.br na aba Educação Ambiental, no
ícone curso de férias. O sorteio será na sexta-feira (14) às 8h. Serão sorteadas 40 crianças para cada módulo, sendo 20 meninas e 20 meninos.

Os dias 18 e 19 de junho serão destinados a efetivação das inscrições dos sorteados pelos responsáveis, no Centro de Educação Ambiental do Zoológico. A taxa de inscrição custará R$ 60,00 para crianças de 4 a 6 anos e R$ 120,00 para crianças de 7 a 15 anos.

Todas as informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site do Zoo Bauru. Outros detalhes podem ser consultados pelo (14) 3231-2632 ou [email protected]

Surpreendentes e diferentes: a vida dos animais peculiares

O curso promoverá atividades educativas com o objetivo de desmistificar conceitos e crendices populares, bem como estimular a conservação e o respeito pelos animais ‘não carismáticos’ – aqueles que, muitas vezes, são considerados feios, nocivos ou repugnantes.

Tigre, arara, lobo-guará, onça-pintada e papagaio são exemplos de animais que atraem a simpatia da população, seja pela beleza, cores exuberantes ou pelo fascínio que despertam nas pessoas. No entanto, algumas espécies não se enquadram no grupo dos animais ‘carismáticos’, como as serpentes, gambás, sapos, urubus e morcegos.

Essa má fama é muitas vezes aumentada e até injustificada, trazendo grandes prejuízos a estes animais, que são frequentemente perseguidos e maltratados. Essas espécies, porém, desempenham funções importantíssimas para o equilíbrio do ambiente.

Os urubus, por exemplo, embora apresentem uma aparência que não agrada a maioria das pessoas, possuem o papel de limpeza do ambiente, consumindo carcaças de animais mortos. Muitas espécies de serpentes alimentam-se de roedores, controlando a população destes animais na natureza. Já os morcegos, fazem o controle de pragas ao se alimentarem de uma diversidade de insetos, além de serem grandes polinizadores, auxiliando na reprodução de plantas e restauração das florestas.

Compartilhe nas Redes Sociais