Foto: Joabe Guaranha / Prefeitura de Bauru

Vendaval atinge Bauru e causa transtornos

O vendaval que atingiu Bauru, por volta das 12h desta segunda-feira (22/09), deixou grande parte da cidade sem energia elétrica e causou muito transtorno.

O Terminal Rodoviário foi um dos locais mais afetados, com a queda de uma árvore no estacionamento, outras arrancadas pela força dos ventos, que chegaram a 90 km/h, e o destelhamento de parte da cobertura. A árvore que caiu já foi retirada, mas as demais ainda serão removidas. O Terminal permanece fechado para o fluxo de ônibus e para o atendimento nos guichês, embarque e desembarque. O estacionamento já foi limpo e reaberto. Para garantir o atendimento aos usuários, o embarque e o desembarque estão sendo realizados em frente ao Terminal Rodoviário. Ainda não há previsão para a normalização completa do espaço.

Outro local bastante afetado por destelhamento foi a Igreja Nossa Senhora das Graças, ao lado da Casa do Garoto. No Centro de Equoterapia da Hípica, uma árvore atingiu o telhado e, em diversos bairros, casas e estabelecimentos foram destelhados.

No quarteirão 9 da avenida Nuno de Assis, no cruzamento com a rua Araújo Leite, no sentido Centro-Mary Dota, uma árvore centenária foi arrancada do leito do rio Bauru e atingiu dois veículos. A avenida neste trecho foi interditada para a retirada da árvore e limpeza. A via segue interditada e deve ser liberada durante a noite. Uma mulher que estava em um dos carros teve escoriações leves no braço e passa bem.

Parte do município ficou sem energia elétrica e a concessionária CPFL Paulista está com diversas equipes trabalhando para o restabelecimento do serviço. Em algumas regiões a energia já voltou, mas em outras o serviço deve ser normalizado no período da noite. Também devido a esta situação, parte dos semáforos ficou inoperante. A Emdurb já conseguiu normalizar o funcionamento da maioria dos semáforos, no entanto alguns ainda estão inativos, como no cruzamento da avenida Nações Unidas com a rua Aparecida, rua Campos Salles com a rua Olegário Machado, e avenida Comendador Martha com a rua Massao Sakata.

Foram registrados ainda destelhamentos em imóveis na região do Pousada da Esperança. A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e as Secretarias do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab), Infraestrutura e Serviços Urbanos mantiveram equipes para atender as ocorrências. Os trabalhos mais urgentes ainda estão sendo realizado, e outros serão retomados nesta terça-feira (23).

SAÚDE
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Chapadão/Mendonça, Núcleo Gasparini, Vila Falcão, Vila Cardia e Geisel estão sem energia, e tiveram que encerrar o funcionamento antes das 19h.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim Godoy e da Vila Dutra, o funcionamento que seria até às 22h, também precisou ser encerrado, com previsão de retomada nesta terça-feira, às 7h. Nos serviços de urgência e emergência, o funcionamento de todas as unidades segue normal para a população.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) segue com 17 dos 42 poços sem funcionamento, por falta de energia. A autarquia está mantendo contato permanente com a CPFL Paulista, que conseguiu restabelecer a energia em parte dos poços – eram 32 sem energia após o vento forte.

Nos demais, a previsão é de normalização até terça-feira. O DAE pede que a população colabore dando prioridade ao consumo para higiene e alimentação até que a situação seja normalizada. Em casos urgentes de falta de água, o serviço de abastecimento por caminhão-pipa pode ser solicitado pelo telefone 0800 771 0195, disponível para chamadas de telefones fixos e celulares.

Matéria atualizada às 19h20.

.

Compartilhe nas Redes Sociais