Conselho da Comunidade Negra e Secretaria de Cultura homenageiam 13 mulheres no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Nesta sexta-feira (25/07), às 19h, o Conselho Municipal da Comunidade Negra e a Secretaria de Cultura promovem uma homenagem especial a 13 mulheres, em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O evento será no Teatro Municipal ‘Celina Lourdes Alves Neves’, com entrada gratuita e aberta para toda a população. A data é um marco na luta contra o racismo e o sexismo, valorizando a contribuição de mulheres negras na sociedade.
As homenageadas deste ano são:
- Ana Beatriz Pereira de Andrade
- Camila Fernandes
- Dandara Tierra Borges de Brunnis Ferreira
- Samara Meira da Silva (Amaranta)
- Elisandra Tavares Gouvêa
- Iasmim Aguiar Rodrigues
- Larissa Cristina da Silva Santos
- Roberta Beatriz do Nascimento
- Sidinea da Silva
- Silmara Cristina Vilela
- Rose Aparecida da Silva
- Solange Aparecida Benício Orestes
- Tatiana Pereira dos Santos (Tatiana Sá)
A programação contará com a apresentação da Companhia Estável de Dança de Bauru, que levará ao público o espetáculo ‘Frida’, inspirado na vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo. Com coreografia de Arilton Assunção e direção de Sivaldo Camargo, a performance utiliza a dança contemporânea para refletir sobre temas que envolvem a mulher.
O espetáculo já passou por municípios como Bauru, Pederneiras e Botucatu, e propõe um diálogo entre a arte de Frida Kahlo e as vivências de mulheres que enfrentam diversas formas de opressão. A proposta é destacar a resistência e a força feminina, convidando o público à reflexão sobre identidade, corpo e existência por meio da linguagem da dança contemporânea, sem a necessidade de uma narrativa linear.
A homenagem será um momento de reconhecimento, arte e celebração da luta e conquistas das mulheres negras.