Foto: Divulgação Prefeitura de Bauru

Começa vacinação de pessoas com Síndrome de Down, transplantados ou que fazem hemodiálise

A Secretaria de Saúde começou nesta segunda-feira (10/05), a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com Síndrome de Down, pessoas que fizeram transplante, ou que possuem doença renal crônica e passam por tratamento de hemodiálise.

A vacinação destes públicos foi liberada pelo governo estadual, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Nesta etapa, a Prefeitura de Bauru receberá doses da vacina AstraZeneca/Oxford, com volume suficiente para o total de pessoas que tomarão a vacina. A aplicação terá sistemas distintos, confira:

SÍNDROME DE DOWN
A vacinação das pessoas com Síndrome de Down entre 18 e 59 anos é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta, das 10h às 12h. A pessoa deve levar RG, CPF e comprovante de residência. Antes de ir até a unidade, é necessário fazer o agendamento no site da Prefeitura: www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas

TRANSPLANTADOS
As pessoas que passaram por algum transplante de órgão sólido e usam medicamentos imunossupressores, de 18 a 59 anos, também devem receber a vacina nas UBSs e USFs, das 10h às 12h, devendo apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento que comprove a condição de transplantado. Seguindo recomendação do Estado, é sugerida a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente. Para essas pessoas, também é obrigatório o agendamento.

Em Bauru, são estimadas 532 pessoas com Síndrome de Down ou que fizeram algum transplante de órgão, e que poderão tomar a vacina.

RENAIS CRÔNICOS QUE FAZEM HEMODIÁLISE
Os pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, de 18 a 59 anos, receberão a vacina em seus locais de tratamento. No total, em Bauru, são 575 pessoas nesta condição devem receber vacina.

AGENDAMENTO PARA GESTANTES COM COMORBIDADE
As gestantes e puérperas com comorbidades, com idade superior a 18 anos, receberão a vacina a partir de terça-feira (11), das 8h às 16h, na Casa da Mulher. São estimadas 732 mulheres nesta condição em Bauru.

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Bauru. Devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência e carta ou laudo médico comprovando a comorbidade. No caso das gestantes, deve ser levada ainda a carteirinha de pré-natal, e para as puérperas, a certidão de nascimento da criança.

NOVOS PÚBLICOS NESTA SEMANA
A Prefeitura de Bauru vai divulgar, nos próximos dias, como será a vacinação dos novos públicos autorizados pelo Estado para receber a primeira dose. Segundo o calendário do governo estadual, além das gestantes e puérperas com comorbidade, as pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) começarão a tomar a primeira dose na terça-feira (11).

Já as pessoas com 55 a 59 anos com comorbidade receberão a vacina a partir de quarta-feira (12), e as pessoas com 50 a 54 anos com comorbidade receberão a primeira dose a partir de sexta-feira (14). Os detalhes para todos estes públicos vão ser divulgados nos próximos dias.

IDOSOS
Os idosos com 60 anos completos ou mais que ainda não receberam a primeira dose podem fazer o agendamento, para tomar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h, nas UBSs e USFs. A segunda dose aos idosos é aplicada também com agendamento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, por enquanto para pessoas com 68 anos ou mais.

Compartilhe nas Redes Sociais