Bauru Basket encara o Jorge Guzmán na estreia da Liga Sul-Americana
Nesta sexta-feira (3), o Bauru Basket inicia mais um capítulo de sua história continental. O Dragão estreia na Liga Sul-Americana (LSB) de 2025 contra o Jorge Guzmán, do Equador, às 19h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube da FIBA. A partida — assim como todos os jogos do Grupo A — será realizada no ginásio Roberto Cabañas, em Pilar, no Paraguai. A cidade-sede tem cerca de 30 mil habitantes e está localizada na região sul do país, na fronteira com a Argentina.
Vale lembrar que o Dragão carrega no currículo dois títulos do torneio (2014 e 2022), além do troféu da Liga das Américas (2015). O direito de lutar pelo tricampeonato veio com a 4ª colocação na última edição do NBB Caixa. “É muito importante para a instituição voltar ao cenário internacional”, destacou o técnico Paulo Jaú. “Vamos conseguir dar rodagem para muitos jovens e até mesmo pra mim, que pela primeira vez vou comandar uma equipe em uma Liga Sul-Americana como treinador principal”, completou.
O adversário da estreia
Enquanto o Bauru aposta na defesa e no jogo coletivo, o Jorge Guzmán se apoia na força de seus estrangeiros — sobretudo os norte-americanos Donald Robinson, Dennis McKinney e Ty Toney, além da experiência do argentino Leonardo “Coco” Mainoldi, de 40 anos. O adversário do Dragão é o atual campeão da LBP (Liga de Basquet Pro), campeonato equatoriano criado há apenas quatro temporadas. Porém, esta será sua primeira participação internacional.
“O Jorge Guzmán joga muito em cima da individualidade de seus americanos, que possuem muito talento. E a arbitragem da LSB é muito qualificada, permite que o contato aconteça. Então esse jogo mais solto pode nos favorecer, desde que estejamos atentos em todos os detalhes”, avaliou Jaú.
O armador Vinicius e o ala Wesley Mogi seguem em recuperação de lesão muscular e só serão utilizados se estiverem em plenas condições físicas. “Nós continuamos com a dificuldade de ter uma rotação reduzida, com apenas oito atletas à disposição. Mas o elenco já sabe qual é o nosso padrão. Mesmo tendo que adaptar algumas funções, principalmente na armação, conseguimos criar entrosamento. Tivemos bons momentos no Paulista e creio que vamos repetir essas atuações para voltar do Paraguai com a classificação”, finalizou o treinador.
Grupo A
O Grupo A da Liga Sul-Americana é composto por quatro equipes: além de Bauru e Jorge Guzmán, completam a chave o Oberá Tenis Club (ARG) e o Olimpia Kings (PAR), anfitrião da sede. Depois da estreia, o Dragão encara o time argentino no sábado (04), às 21h40. A terceira e última rodada será no domingo (05), às 19h10, contra os donos da casa.
Regulamento
A edição de 2025 da LSB reúne 16 clubes de oito países. A primeira fase é disputada em quatro grupos de quatro times, cada um em uma sede. Os dois melhores avançam às quartas de final, divididas em dois novos quadrangulares. Mais uma vez, apenas os dois primeiros seguem para a etapa seguinte, chamada de Final 4, disputada em dois dias: semifinais e a grande decisão, sempre em jogo único.