Bauru registra mais 81 casos de dengue, que já superam 15 mil
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, recebeu a confirmação de 81 novos casos de dengue, cujas investigações foram encerradas no período de 23 de setembro a 30 de setembro deste ano. Desta forma, Bauru totaliza em 2025, até o momento, 15.644 casos autóctones de dengue, 277 casos suspeitos da doença, 12 óbitos confirmados e um óbito em investigação.
O ano ainda não terminou e já é o terceiro em número de mortes e notificações da doença, desde 2019, quando a cidade registrou 26.250 casos e 42 óbitos. Em 2023, 14 pessoas não resistiram à enfermidade, que resultou em 14.351 pacientes. No ano passado, foram 15.807 infectados, com 11 mortes.
A pasta mantém ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com vistorias nos imóveis, informa a assessoria de imprensa. No período de 25 de agosto a 5 de setembro, a Prefeitura de Bauru realizou o Projeto ‘Cidade Limpa’, com o recolhimento de 1.028,7 toneladas de materiais inservíveis e 2.580 pneus, em todas as regiões do município.
A população deve colaborar com a eliminação dos criadouros, descartando corretamente qualquer recipiente que possa acumular água, verificando os ralos, calhas e caixas d’água, e manter os quintais, calçadas e terrenos limpos.
O descarte deve ser feito nos Ecopontos, que recebem madeira, plástico, metal, vidro, papel, papelão, móveis, eletrodomésticos, pequenas quantidades de entulho – até um metro cúbico a cada 120 dias, pneus e restos de poda e galhos em pequenos volumes. O funcionamento é de segunda-feira a sábado das 7h às 19h, e aos domingos e feriados das 8h às 16h.
A prefeitura ainda disponibiliza o caminhão cata-treco, para recolher móveis velhos, sofás, armários, fogões, colchões, entre outros. O serviço é realizado com agendamento, que deve ser feito no aplicativo Conecta Bauru, disponível para download de forma gratuita nas plataformas Google Play e Apple Store.
Por Jcnet