Lagoa de captação de água do Rio Batalha, registro de 08 de maio de 2024. Foto: Lorena Fagundes

Com interligação, Bela Vista deixa rodízio e DAE divulga novo sistema de abastecimento

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informa a atualização nos grupos do rodízio de água em Bauru, a partir de terça-feira (10), com a retirada da região do Jd. Bela Vista do revezamento, e a transferência do Jd. Ouro Verde do Grupo 1 para o Grupo 2, passando a ser abastecido juntamente com o Centro, Altos da Cidade e Parque dos Sabiás. As datas do cronograma de abastecimento seguem inalteradas.

“A medida visa reequilibrar a distribuição de água à população que depende do Rio Batalha, após sinais de intensificação da escassez hídrica do manancial, que no último domingo (8) atingiu o nível de 1,08 metro, enquanto o ideal para o pleno abastecimento é 3,20 metros”, explica o DAE.

A retirada do Jd. Bela Vista dos grupos do rodízio foi possível devido as obras concluídas pelo DAE no último mês, que interligaram o reservatório 9 de Julho ao Jd. Bela Vista, tornando a região independente do Batalha, passando a ser abastecida ininterruptamente por água do Aquífero Guarani dos poços Distrito Industrial III-1 e 2. Já o ajuste nos grupos é resultado da setorização do Jd. Ouro Verde concluída nesta semana.

O DAE mantém a distribuição de forma controlada, sendo 24 horas com abastecimento e 48 horas sem abastecimento, porém altera as regiões programadas que continuam divididas em três grupos:

Grupo 1: Vila Independência
Dias com abastecimento: segunda-feira (9), quinta-feira (12) e assim por diante.

Grupo 2: Centro, Altos da Cidade, Jardim Ouro Verde e Parque do Sabiás
Dias com abastecimento: terça-feira (10), sexta-feira (13) e assim por diante.

Grupo 3: Vila Falcão, Alto Paraíso e parte do Jardim Industrial
Dias com abastecimento: quarta-feira (11), sábado (14) e assim por diante.

“A nova programação de rodízio, em conjunto com demais medidas de contingenciamento, devem melhorar a disponibilidade de água e contribuir para o abastecimento dos bairros mais afetados pela escassez hídrica, como a Vila Independência e o Jd. Ouro Verde”, explica a autarquia.

Apesar disso, o DAE relembra que, durante o revezamento do sistema de abastecimento (troca de abastecimento de uma região para outra), o grupo atendido naquele momento não recebe água de maneira imediata. Isso porque é necessária a recuperação ou “enchimento” da rede de água, o que pode levar algumas horas a depender de fatores como dimensão, consumo e altitude do bairro ou região.

O DAE conta com a colaboração da população e reforça a importância do uso consciente da água. O abastecimento emergencial com o serviço de caminhão-pipa segue das 7h às 23h, todos os dias. Em casos urgentes de falta de água, o serviço deve ser solicitado pelo telefone 0800 77 10 195, disponível 24h para telefone fixo e celular, ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhe nas Redes Sociais