DAE segue trabalhando na recuperação do sistema de abastecimento prejudicado pelo vendaval
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informa que continua trabalhando na recuperação do sistema de abastecimento e distribuição de água, impactado pelos ventos de 90 km/h que atingiram a cidade na segunda-feira (22). O evento causou a paralisação de 32 poços por falta de energia, mas graças ao trabalho conjunto com a CPFL, a maioria já foi religada e não houve danos graves nos equipamentos.
Apesar do progresso, a rede elétrica ainda apresenta instabilidade, causando desligamentos pontuais. As equipes do DAE seguem mobilizadas e a previsão é de recuperação completa do sistema nas próximas 24 horas.
As regiões mais afetadas e que ainda podem sentir maior instabilidade são a oeste (imediações da Vila Dutra e Nova Esperança), a central (Centro e Altos da Cidade) e bairros do Grupo 1 do rodízio (Vila Popular, Jd. Ferraz e proximidades).
A autarquia reforça que o sistema de racionamento para a região do Rio Batalha continua em vigor, pois a chuva registrada não contribuiu para o nível da lagoa de captação.
O DAE compreende os transtornos causados à população pela falta de água e lamenta os inconvenientes. A autarquia reafirma que está com toda a equipe técnica e operacional mobilizada e empenhada na resolução do problema para que a normalidade do sistema seja restabelecida o mais rápido possível. Ainda assim, neste momento crítico de recuperação, a colaboração de toda a população é fundamental.
O DAE recomenda o uso estritamente consciente da água, priorizando o consumo apenas para higiene e alimentação.
Para garantir o atendimento à população, o DAE reforçou a frota de caminhões-pipa com quatro veículos terceirizados (de 10 a 15 mil litros cada), que já entraram em operação nesta terça-feira. Em casos emergenciais de falta de água, o serviço pode ser solicitado pelo telefone 0800 771 0195 ou pelo site www.daebauru.sp.gov.br.