Chuva em janeiro representa 70% do esperado e nível do Batalha segue baixo
O mês de janeiro em Bauru contou com com 203,5 milímetros de chuva, isto é, apenas 70% da média climatológica esperada pelo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). Mas o último dia do mês – exceto pelos transtornos que a chuva trouxe nesta quarta (31) – trouxe 58,4 milímetros que “salvaram” os dados pluviométricos de janeiro.
No entanto, o nível da Lagoa de Captação do Rio Batalha, que abastece 26% dos bairros de Bauru, não subiu porque não foi atingido pela tempestade. Ele se mantém abaixo dos 3 metros (o ideal é 3,20m). Nesta quinta-feira (1), o ponteiro se posicionou nos 2,87 metros. O fato ainda não preocupa o Departamento de Água e Esgoto (DAE) com relação ao abastecimento.
Segundo a autarquia, os técnicos têm a percepção de que as chuvas quando ocorrem na cidade de Agudos beneficiam mais o nível da lagoa de captação, pois é onde o Rio Batalha nasce. De acordo com a Estação Meteorológica de Agudos (EMA), janeiro deste ano acumulou por lá apenas 64,12 milímetros em chuvas. Apesar disso, o DAE considera o nível da lagoa (2,87m) estável, o que garante o abastecimento da população (26% de Bauru), sem a necessidade de medidas ou manobras de contingenciamento de água.
IPMET
Segundo a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do IPMet, a região Sudeste do Brasil é muito variável em janeiro. Mesmo com a ação do fenômeno El Niño, ele não influencia nas chuvas da faixa territorial de São Paulo, diferentemente da região Sul. “São impactados por ele apenas as temperaturas mínimas e máximas, ambas em elevação”, explica a meteorologista.
Ainda de acordo com Zildene, o mês de fevereiro, apesar de estar dentro de uma estação (verão) chuvosa, tem, historicamente, índices menores de chuva porque já é um período que se aproxima do outono (março). Ela acrescenta que a chuvarada desta quinta, apesar de chamar a atenção pelos estragos, não foi a maior do mês. Ela recorda que o dia 13 foi o mais chuvoso de janeiro de 2024, com 64,2 milímetros.
Para comparação, janeiro de 2023 teve 295,7 milímetros, 2022 registrou 426,5mm, 2021 choveu 181,9mm, em 2020 211,1mm e 2019 176,3mm.
Por Jornal da Cidade