Chuva em Bauru é prelúdio para frio intenso a partir de amanhã
A chuva voltou a dar as caras com intensidades fraca e moderada nesta manhã de quarta-feira (28), em Bauru. Ela é um prelúdio para um frio intenso que está previsto pelo Centro de Meteorologia (IPMet) a partir desta quinta-feira (29). Isso se deve à aproximação de uma nova frente fria seguida por uma massa de ar frio de origem polar. As temperaturas devem cair consideravelmente, ao menos até sábado (31), período em que as mínimas podem oscilar entre 5 e 7 graus. Há também previsão de chuva, informa o site do instituto.
Segundo a Defesa Civil do Município, estas chuvas estarão acompanhadas de ventos em rajada trazendo o risco de quedas de árvores, placas e danos em telhados. O órgão recomenda cautela durante este período e não buscar abrigo em baixo de árvores ou estruturas desconhecidas.
De acordo com o IPMet, nesta quarta-feira (28) existe a aproximação da nova frente fria em Bauru e região, ocasionando aumento da nebulosidade e ocorrência de áreas de chuva com trovoadas isoladas no decorrer da tarde, principalmente a partir do Oeste paulista. As temperaturas começarão a entrar em declínio.
Queda brusca
Para quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com o deslocamento da frente fria para o Oceano Atlântico, uma massa de ar frio de origem polar atuará sobre o Centro-Sul do Brasil. Esse sistema deixará o tempo com pouca nebulosidade no Estado de São Paulo e provocará uma queda brusca nas temperaturas, com mínimas previstas entre 5°C e 7°C. No sábado (31), o frio persistirá, com possibilidade de mínima de 9°C. A partir de domingo (1), os termômetros voltam a registrar elevação gradual, segundo o IPMet.
A previsão de chuva e frio é uma boa notícia para o Rio Batalha, cujo nível na lagoa de captação volta a preocupar. Nesta quarta-feira (28), a régua indicava 2,72 metros — abaixo dos 3,20 metros considerados ideais para abastecer os mais de 100 mil bauruenses que dependem exclusivamente do manancial.
Por Jornal da Cidade