Campanha ‘Apae é Nossa’ é lançada e entidade anuncia Feira da Bondade 2025
A campanha municipal “Apae é Nossa”, idealizada pelo presidente da Câmara Municipal, Markinho Souza (MDB), foi lançada nesta terça-feira (03/06), na sede do Legislativo bauruense.
A presidente da Apae, Maria Amélia Ferro, fez uma breve prestação de contas e apresentou a Feira da Bondade de 2025, evento anual que arrecada recursos para apoiar as famílias atendidas. Neste ano, ela será realizada nos dias 20 e 21 de setembro, no Recinto Mello Moraes.
O destaque dos discursos das autoridades presentes no plenário – com representantes das forças de segurança, imprensa, Ministério Público, Poder Judiciário, Legislativo e administrativo da cidade – foi o impacto social imprescindível da Apae, que atua há 60 anos em Bauru.
O auditório estava lotado e o prefeito em exercício, Orlando Costa Dias, também compôs a mesa durante as falas e Paulo Rodrigues Vieira, procurador da Federação das Apaes do Estado, esteve presente. Na abertura do evento, Markinho Souza também enfatizou: “A Apae não era deles. Ela é nossa: dos usuários, voluntários e colaboradores. Todos que utilizam essa entidade tão importante”.
Por ser uma organização não governamental e sem fins lucrativos, a Apae depende de doações e do apoio de empresas locais para manter grande parte de suas atividades.
Depois da repercussão dos desvios milionários e o assassinato de Claudia Lobo, então funcionária da entidade, em agosto de 2024, a gestão teve de ser reestruturada. O objetivo da campanha, segundo Maria Amélia, é garantir transparência total e reafirmar o compromisso da instituição com a população bauruense.
“A Apae se tornou referência porque caminhamos lado a lado com cada pessoa atendida, desde o diagnóstico precoce, pelo teste do pezinho, até programas de estimulação social, profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Somos mais que uma escola”, afirma. Em 2024, diz a presidente, 8.202 pessoas foram assistidas em Bauru.
NOVA APAE
Maria Amélia informou que, dos 20 funcionários que integravam a sede administrativa em agosto do ano passado, apenas oito foram mantidos. A nova diretoria, segundo ela, está em conformidade com o estatuto da Federação das Apaes, que exige ao menos 30% dos pais de alunos na composição.
A presidente também revelou que a gestão atual custeia, com recursos próprios, uma perícia financeira independente para apurar as movimentações entre janeiro de 2022 a agosto de 2024. Até o momento, nove sessões de sindicância foram realizadas. Os procedimentos internos, acrescenta, seguem diretrizes rigorosas de controle financeiro, tanto em relação ao teste do pezinho quanto ao estoque, com emissão fiscal de todas as entradas e saídas. “Temos orgulho das nossas residências inclusivas de serviços que incentivam a autonomia e a convivência familiar pois nossa trajetória é construída com coragem e competência”, concluiu.
A Concilig patrocinou camisetas com a logomarca da campanha. As peças serão vendidas para ajudar na arrecadação.
Por Redação e JCNET