Cachorra morre ao ser picada por escorpião em Bauru
Meg, uma cachorra de 13 anos de idade, morreu, após ser picada por um escorpião. O caso aconteceu na Vila Carolina, em Bauru, e os moradores da residência onde o animal foi picado se preocupam que outro de seus quatro cães seja a próxima vítima.
A Divisão de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Bauru informou que as notificações sobre a presença de escorpiões no município aumentaram 19%. Os números passaram de 352 casos, no ano de 2022 inteiro, para 419 em 2023 até esta terça-feira (10).
O funcionário público Antonio Fernando Geraldo de Jesus, que era tutor de Meg, disse que desde o começo do mês de agosto já foram encontrados quatro escorpiões na residência dele em datas diferentes. A cachorra morreu no último dia 31 de agosto.
Antonio conta que, no último caso, o escorpião estava dentro do banheiro e era bem pequeno.
O tamanho indica, inclusive, um maior nível de periculosidade. Uma pesquisa da Universidade Nacional da Irlanda analisou 36 espécies de escorpiões e descobriu que as menores podem ser até 100 vezes mais perigosas do que as maiores.
Antonio e sua esposa Thatiane Vanessa Santos têm evitado as invasões com o uso de inseticida. O casal teme, no entanto, que o veneno possa acabar prejudicando seus pets.
Além disso, os dois destacam que terrenos baldios nas proximidades estão acumulando lixo e mato alto, o que pode servir como ambiente de proliferação ao escorpião. Eles pedem mais fiscalização para que a prefeitura possa notificar os propritários das áreas e, assim, evitar a reprodução do animal peçonhento.
A prefeitura recomenda que os moradores usem telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e soleiras nas portas.
O Executivo pede, também, que a população afaste camas e berços das paredes, além de vistoriar roupas e calçados antes de vesti-los. “É importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões”, finaliza.
Por Jornal da Cidade