Bauru tem duas vencedoras no concurso de fotos que estampam os selos especiais Pôr do Sol
Para homenagear a grande estrela do sistema solar, os Correios colocaram em circulação, na última terça-feira (3), a Emissão Especial “Pôr do Sol”. O lançamento exalta essa fonte de energia sustentável, tão essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos e inspiração de várias outras expressões artísticas, como filmes, músicas, poesias e pinturas.
A peça filatélica destaca a riqueza e a diversidade de paisagens e cidades das 5 regiões brasileiras, como Presidente Epitácio (SP), Arraial do Cabo (RJ), Fernando de Noronha (PE), Porto Alegre (RS), Alto Paraíso (GO) e Palmas (TO). As imagens foram escolhidas entre as fotografias enviadas por empregados dos Correios de todo o País, durante o concurso “Meu Pôr do Sol no Selo”.
Representando a região Sudeste, as fotos de autoria de Ariane Dutra e Priscila Frattini, que atuam nos Correios em Bauru, estão entre as vencedoras. Ariane fotografou a grande estrela do sistema solar em Presidente Epitácio (SP) e Priscila estampou seu pôr do sol no selo com a foto de Praia Grande, em Arraial do Cabo (RJ).
A imagem do município paulista foi registrada quando Ariane estava na cidade com o time de voleibol feminino dos Correios no Jogos do Sesi e, num final de tarde, foi assistir ao pôr do sol às margens do Rio Paraná. “Aproveitei o cenário maravilhoso e fiz algumas fotos com o celular”, conta ela, que gosta muito de fotografia. Na empresa há quase nove anos, a administradora se sente grata por sua fotografia ter sido escolhida no concurso. “Essa foto representa muita força, foi um momento de muita energia; tê-la representando nossa região em um selo me dá muita gratidão”, aponta.
Priscila soube do famoso pôr do sol em uma viagem de férias para Arraial do Cabo (RJ). “No fim do dia, a praia começa a encher de visitantes, que logo se acomodam aguardando o espetáculo. É muito lindo. As pessoas registram o pôr do sol com fotos e vídeos. Foi um momento emocionante, único e finalizado com aplausos”, relata. A empregada que trabalha nos Correios há 22 anos conta que se sentiu realizada ao ter sua fotografia selecionada para estampar um selo. “Fiquei feliz, a foto ficou linda e, para mim, é uma bela recordação”, diz.
Fenômeno natural apreciado pela beleza e pelo espetáculo de cores que irradiam o céu, é possível saber o horário exato que ocorrerá o pôr do Sol, com base em fórmulas de astronomia, que calcula a duração do dia para qualquer lugar do planeta. Após o cálculo, divide-se este tempo em 2 partes, subtraindo uma parcela do meio-dia, para obter o nascer do dia e somando a outra parcela igual ao meio dia, para obter o horário do pôr do Sol. Há casos em que é necessário se fazer uma correção de alguns minutos caso a cidade não fique exatamente em cima do meridiano do fuso horário local. Entretanto, apesar de todos os cálculos, o pôr do Sol é aquele momento em que o astro-rei se esconde na linha do horizonte, anunciando o início da noite e se despedindo de mais um dia.
Selo – A folha é composta por 15 registros fotográficos de Pôr do Sol, contemplando todas as regiões do Brasil. As técnicas utilizadas foram fotografia e computação gráfica. Com tiragem de 150 mil exemplares e valor de R$ 2,35 cada, os selos estarão disponíveis, em breve, nas principais agências em São Paulo e também em todo o Brasil: Araraquara, Campinas, Campos de Jordão, Central de Bauru, Franca, Jundiaí, Rio Claro Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Central de São Paulo, Vila Maria, Santo André, Santo Amaro, Cidade de São Paulo e Santos.