Bauru suspende vacinação da Covid-19 para gestantes

A Secretaria de Saúde vai suspender a vacinação contra a Covid-19 para gestantes com comorbidade em Bauru. Este público começaria a receber a primeira dose nesta terça-feira (11/05). Contudo, a Prefeitura de Bauru vai seguir a recomendação da Anvisa e da Secretaria de Estado da Saúde e não iniciará a imunização de gestantes.

A Anvisa analisa possíveis reações adversas graves da vacina AstraZeneca/Oxford para mulheres grávidas. As gestantes que estavam com agendamento para tomar a vacina na Casa da Mulher nesta terça-feira serão avisadas, por telefone, para não comparecer, uma vez que a primeira dose não será aplicada no momento.

A Secretaria de Saúde vai informar quando ocorrer alguma alteração na recomendação ou eventual liberação para uso da vacina em gestantes, de acordo com as normas técnicas da Anvisa, do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e do Estado. Já a vacinação para puérperas – mulheres que tiveram filho há até 45 dias – está mantida.

OUTROS PÚBLICOS
A vacinação para os demais públicos continua normalmente em Bauru, de segunda a sexta-feira. As pessoas com 60 anos ou mais podem receber a primeira dose em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e no Promai, das 8h às 10h. Já as pessoas com Síndrome de Down e pessoas que passaram por transplante de órgão sólido e tomam imunossupressores, de 18 a 59 anos, podem receber a vacina nas UBSs e USFs, das 10h às 12h. Em todos esses casos, é necessário o agendamento no site da Prefeitura de Bauru.

Já as pessoas com doença renal crônica que fazem hemodiálise estão recebendo a vacina em seus locais de tratamento. A Secretaria de Saúde iniciou a segunda dose para profissionais de educação, na sede da Secretaria de Educação de Bauru.

Compartilhe nas Redes Sociais