Foto: Reprodução

Bauru registra terceiro maior acumulado de chuva em 24h no estado de SP

De acordo com o boletim da Defesa Civil de SP divulgado nesta terça-feira (9), Bauru registrou o terceiro maior acumulado de chuvas em 24h no estado. Foram 57 mm de precipitação contínua no município, resultado de um alinhamento de chuvas vindas do Mato Grosso e que está passando pela região.

A chuva em Bauru ficou atrás apenas dos municípios de Iporanga, na região de Santos, com 79mm e de Ribeirão Grande, na região de Itapetininga, com 68mm.

Apesar das enxurradas e complicações no trânsito de Bauru, a Defesa Civil não registrou ocorrências relacionadas às chuvas de segunda-feira (8).

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um Alerta Amarelo para chuvas intensas na região, que pode ter pancadas de chuva a qualquer hora, entre esta terça-feira (9) e o final de semana. As temperaturas variam, em média, entre 20° C e 30°C.

A Defesa Civil de São Paulo já havia divulgado a previsão do mês de abril mais quente para para o interior do Estado, com temperatura máxima que pode chegar a 35°C.

O último mês de março, por sua vez, foi o mais quente já registrado na história do planeta. De acordo com relatório divulgado na segunda-feira (8) pelo observatório europeu Copernicus, esse é o décimo recorde de calor consecutivo.

Segundo os cientistas, os meses entre abril de 2023 e março de 2024 foram considerados os 12 mais quentes no planeta, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial, no século 19.

A principal causa do calor acima da média são as emissões de gases de efeito estufa. Mas, o El Niño também contribuiu para o aumento da temperatura nos últimos meses. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno está perdendo força, mas o mês de abril ainda tem a influência do El Niño, que torna as temperaturas de algumas regiões mais quentes que o normal.

Foto: IPMet
Compartilhe nas Redes Sociais