Bauru registra mais de 60 milímetros de chuva nesta quinta-feira
Somente nesta quinta-feira (7), o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) registrou 60.2 milímetros de chuva até às 12h15. Embora seja considerado um grande volume, a água não trouxe problemas sérios ao município. De acordo com a Defesa Civil, os impactos foram mínimos porque, em média, a quantidade não ultrapassou os 10 milímetros por hora.
“Até 20 milímetros por hora está dentro da capacidade de vazão, a cidade suporta”, destaca o coordenador do órgão, Marcelo Ryal. Ele enfatiza que as dificuldades se acumulam quanto o volume ultrapassa 30 milímetros por hora, quantidade que resulta em inundações e enchentes.
Embora não seja o caso, ele recomenda atenção especialmente aos motoristas, porque as ruas estão escorregadias e alguns buracos foram abertos. Ele acrescenta ainda que, nestes trechos, o pavimento será reparado assim que o tempo estiver estável. Pondera ainda que o solo também está encharcado e, por ser arenoso em Bauru, oferece pouca resistência mecânica, contexto que exige alerta.
Por enquanto, a Defesa Civil registrou uma queda de árvore na quadra 3 da avenida Comendador José da Silva Martha, que atrapalhou o tráfego para quem seguia, até as 8h, sentido Getúlio Vargas. A árvore foi já foi suprimida por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Também houve um muro colapsado na quadra 14 da Octávio Pinheiro Brisolla, próximo a um ponto de ônibus, que foi interditado pelo órgão. O estabelecimento já providenciou o reparo, informou Ryal, que acompanha a obra.
Segundo o IPMet, a chuva é decorrente da chegada de uma nova frente fria, que também provoca trovoadas isoladas com descargas elétricas. A temperatura segue estável, oscilando entre 20 e 24 graus.
Por conta das precipitações, o nível da lagoa de captação do Rio Batalha, responsável pelo abastecimento de água de cerca de 100 mil pessoas da cidade, segue em 3,45 milímetros, volume superior ao ideal, que é de 3,2. Por essa razão, na última terça-feira, o rodízio foi oficialmente suspenso, quatro dias antes de completar seis meses.
Por JCNET