Bauru é escolhida para estudo sobre impactos da Covid-19
Com o objetivo em dimensionar o real impacto da pandemia de Covid-19 em todo o país, o Ministério da Saúde dará continuidade, nas próximas duas semanas, a um estudo populacional sobre o coronavírus, o EpiCovid 2.0. O município de Bauru está entre os 133 selecionados para a etapa de coleta de dados.
O estudo, que teve início em 2020, auxiliará o Ministério da Saúde a entender os efeitos de longo prazo, provocados pela doença e também na elaboração de políticas públicas efetivas para minimizar suas consequências. A inciativa é coordenada por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas.
Durante a coleta presencial de dados, que começou nesta segunda-feira (11), os entrevistadores da LGA Assessoria Empresarial, empresa especializada em pesquisas populacionais, devidamente identificados, visitarão 250 domicílios selecionados no município através de critérios estatísticos e convidarão um morador de cada domicílio a participar das entrevistas. Importante informar que não serão realizadas coletas de sangue. O questionário abordará temas como perda de familiares e amigos, impactos financeiros e educacionais, perda de emprego, doenças e agravos não transmissíveis, doenças infecciosas, saúde mental, sintomas da Covid de longa duração, vacinação e hesitação vacinal.
A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, apoia o estudo e pede a colaboração da população, já que a participação é voluntária e depende da concordância dos moradores em atender os voluntários. Em caso de qualquer dúvida, o morador pode entrar em contato com o Departamento de Saúde Coletiva (DSC) através dos telefones fixos (14) 3236-8161 ou (14) 3236-8162.
Por Prefeitura de Bauru