Bauru Basket confirma Léo Figueiró como técnico
O Zopone Bauru Basket anunciou nesta segunda-feira (10/08), Leonardo Figueiró Alves, 45 anos, como novo treinador da equipe para a temporada 2020/21, que terá o Campeonato Paulista e o NBB como principais compromissos no próximo ano. O treinador liderou o time do Botafogo e conquistou a oitava colocação pelo NBB e o torneio sul-americano da categoria Sub-21 pela Seleção Brasileira.
Léo chega para comandar a equipe que conta com os armadores Larry Taylor, Alexey Borges os alas Alex Garcia, Gui Deodato e o pivô Dikembe e vê potencial na base já formada. “A equipe tem até agora, uma mescla bastante interessante de experiência, liderança, gana, energia e qualidade que, com certeza, vão facilitar o meu trabalho. Com atletas desse calibre ao meu lado vamos em busca dos resultados que a cidade e a torcida merece”.
André Goda, presidente do time, comentou a chegada do treinador. “Léo foi escolhido por ser um técnico que, apesar de novo, possui muita experiência dentro e fora de quadra, inclusive com a seleção. É um profissional respeitado, traz uma bagagem vitoriosa e possui as qualidades que achamos necessárias para nossa equipe continuar figurando entre as melhores do basquete brasileiro”.
Para Diogo Zopone, diretor da Zopone Engenharia, a escolha de Léo condiz com a estratégia do time. “Escolhemos o Léo pela sua filosofia de trabalho e por acreditar na sua constante evolução e habilidade como treinador. Tenho certeza que o grupo que estamos formando vai lutar pelo nome da nossa cidade”.
Carreira
A trajetória de Léo como treinador começou cedo. Foi em 2013, em Rio Claro, que terminou sua carreira como jogador profissional e começou toda a preparação para se tornar um treinador de basquete. Passou por escolinhas, categorias de base e pelo time feminino antes de chegar ao Adulto. Teve sua primeira experiência como técnico principal na equipe do Contagem Towers, quando disputou a Liga Ouro, em 2016. Logo em seguida, recebeu o convite do clube Caxias do Sul para ser assistente técnico, na campanha histórica que levou o time às quartas de final do NBB 10.
O resultado abriu portas e o treinador foi chamado para assumir o Botafogo na temporada seguinte. Devido ao belo trabalho realizado no seu primeiro ano como treinador de uma equipe do NBB, além do prêmio de Melhor Técnico do Ano pela Liga, Léo foi convidado pela Confederação Brasileira de Basquete para assumir a Seleção Brasileira Sub-21 no torneio sul-americano da categoria, onde foi campeão invicto em cima da grande rival Argentina. Em 2019, Léo foi, junto da equipe do Botafogo, campeão sul-americano e assistente técnico da seleção brasileira masculina principal de basquete