Artigo do Jardim Botânico de Bauru é reconhecido internacionalmente na Revista Roots
Um dos principais pólos de descobertas em nossa cidade é o Jardim Botânico Municipal de Bauru, que no mês de novembro alcançou uma conquista: a publicação de um artigo na revista Roots – revista internacional de cunho educativo para Jardins Botânicos no mundo todo! O artigo “IMPACTO DA INTERAÇÃO ENTRE OS VISITANTES E FAUNA EM JARDINS BOTÂNICOS” foi publicado na edição de outubro.
O artigo apresenta os desdobramentos de ações educativas feitas no Jardim, tomando como ponto de partida a campanha “Eu curto sagui: ele lá, eu aqui!”, que pautava os cuidados necessários na interação entre o ser humano e saguis. O objetivo da publicação foi compreender o impacto do Jardim Botânico na comunidade, buscando entender como os visitantes se apropriam das ações educativas e se há alguma mudança no comportamento do público.
A publicação é produto de três pesquisas realizadas no Jardim Botânico. A primeira delas foi uma pesquisa de satisfação, e nela foi revelado que a Trilha Ecológica é o local preferido dos visitantes. Concluiu-se então que é nessa área onde se têm maior contato com os saguis. A segunda pesquisa foi um levantamento do conhecimento do público sobre o sagui, mostrando que os visitantes tinham conhecimentos básicos dos hábitos alimentares do animal (que se alimenta de frutos, insetos e pequenos animais) e que seu comportamento poderia ser alterado pela ação humana. Por fim, a última pesquisa analisou como a sociedade recebeu as informações e instruções da campanha.
“Concluiu-se que as pessoas são o agente ativo, ou seja, é o público que procura o sagui e vai até ele para oferecer alimento”, afirmou Vinícius Sementili, biólogo e chefe da seção de programação educacional do JB. Além disso, a pesquisa também indicou uma diferença no comportamento a partir da idade: “os adultos quando se deparam com as informações da campanha são muito mais resistentes às mudanças do que as crianças. As crianças observam, lêem as placas e compreendem o conteúdo; enquanto os adultos muitas vezes passam pelas placas e não se atentam aos detalhes”, completou Vinícius. A pesquisa de comportamento dos visitantes em relação aos saguis foi realizada por Bruna Mendonça, que na época era estagiária de Biologia do Jardim Botânico de Bauru sob a orientação de Vinícius.
A publicação de um trabalho em uma revista tão conceituada traz inúmeros benefícios. Para o Jardim Botânico, o reconhecimento dessa pesquisa mostra que a instituição está cumprindo seu papel e se movimentando em direção à conservação de fauna e flora. “O Jardim Botânico está inserido em uma área natural, e devemos ficar atentos a toda interferência que a nossa presença causa nesse ambiente. Devemos procurar solucionar esses problemas como uma instituição conservacionista”, afirma Luiz Carlos de Almeida Neto, diretor do JB. Além disso, ao publicar um trabalho em um veículo especializado de tamanha credibilidade e com distribuição mundial, o JB adquire notoriedade no meio e torna-se uma referência quando o assunto é conservação e manutenção da harmonia entre sociedade e natureza.
O artigo teve produção de: Vinícius Sementili Cardoso, Vitória de Paula Pereira Cesar, Luiz Carlos de Almeida Neto e Ana Gabriela Pinheiro Serigatto. Você confere o artigo na íntegra pelo link:
https://www.bgci.org/wp/wp-content/uploads/2021/11/Roots18.2MedRes.pdf
Para saber mais da campanha “Eu curto sagui: ele lá, eu aqui!”, acesse o link:
https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=39388
Divulgação Assessoria Prefeitura de Bauru