Foto: Elaine de Souza/HEB

Aprovada a mudança nos fluxos de atendimento oncológicos na região de Bauru

A nova proposta que visa reestruturar o fluxo de atendimento na Rede de Oncologia (RRAS 9) foi aprovada por unanimidade durante reunião realizada no dia 27 de fevereiro com gestores e técnicos da Comissão Intergestores Regionais de Bauru, que compõem as cinco Regiões de Saúde (RRAS 9), integrando 69 municípios da Delegacia Regional de Saúde (DRS VI).

A nova proposta visa atender a demanda assistencial de oncologia das cinco regiões de saúde RRAS 9, que engloba municípios do Vale do Jurumirim, Bauru, Jaú, Lins e Polo Cuesta, com o Plano de Ação Regional com alteração de referências.

Na prática, o Hospital Estadual de Bauru (HEB) permanecerá habilitado como primeira referência e prioridade em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) com hematologia, radioterapia e oncologia pediátrica, aos pacientes residentes de Bauru. Já os demais municípios da região de Saúde da RRAS 9 terão os casos assistidos como primeira referência nos Hospitais das Clínicas de Botucatu e Amaral Carvalho de Jau.

A medida visa a melhor distribuição dos casos, bem como possibilitará que os pacientes de Bauru enquadrados nas demandas assistidas pelo HEB permaneçam na cidade, evitando assim deslocamentos aos outros hospitais de referência. Os casos de maior complexidade, a exemplo de alguns transplantes, continuarão sendo assistidos nos serviços de referência regulados pelo Estado.

Por Prefeitura de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais