Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Ano Novo: Bauru reforça proibição de fogos com ruído e alerta para descarte de perfurocortantes

Nesta véspera de Ano-novo, a Prefeitura de Bauru reforça a proibição do uso de rojões e fogos de artifício com ruído ou com efeito sonoro, conforme a Lei Municipal 7.476/2021.

O alerta da administração lembra que os barulhos afetam crianças, pessoas idosas, com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de animais de estimação.

A campanha incentiva que as comemorações usem fogos sem estampido para substituir os rojões e fogos com ruído, como forma de manter a tradição do espetáculo de luzes na chegada do Ano Novo, mas sem prejudicar as pessoas e os animais.

A denúncia para casos de uso de fogos com estampido deve ser feita na Secretaria do Meio Ambiente (Semma), no e-mail [email protected]. É importante que sejam enviados também informações como endereço completo, data, horário, e se possível, vídeo da soltura dos fogos.

Outro alerta para as festas de final de ano foi emitido para a população, desta vez pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que pede atenção para o descarte de materiais perfurocortantes.

A autarquia pede à população que, antes de enviar para coleta, embale corretamente resíduos como palitos de espetinhos de churrasco, latas de alumínio, lâminas, agulhas ou vidros quebrados. Esses materiais devem ser acondicionados em jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se desfaça.

Entre os dias 27 e 30 de dezembro, dois coletores de lixo sofreram acidentes com caco de vidro acondicionado de forma incorreta, mesmo com o uso de equipamentos de segurança. O primeiro feriu o pé enquanto coletava o lixo no Jardim Ivone, já o segundo cortou a mão enquanto coletava o lixo no Parque Jaraguá. Ambos passaram por atendimento médico, foram afastados do trabalho até que se recuperem e estejam aptos para exercerem a função novamente.

O consumo de alimentos, bebidas e produtos em geral aumentam a produção de lixo, principalmente de garrafas de vidro e espetinho de churrasco. “É sempre importante relembrar que mau acondicionamento de materiais com capacidade de corte ou perfuração traz sérios riscos aos coletores, causando acidentes muitas vezes graves”, diz a nota da EMDURB.

Em 2023, foram registrados 10 acidentes com material perfurocortante. Já em 2024, foram registrados 9, até o momento.

Por Prefeitura de Bauru/EMDURB

Compartilhe nas Redes Sociais