Aleitamento Materno: Campanha promove palestras e alerta para doação ao Banco de Leite

Maio é um mês importante para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, pois o Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 19, e no dia 21 comemora-se o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno. Em atenção a Campanha ‘Doe leite materno: amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida’, do Ministério da Saúde, lançada na segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), inicia nesta semana atividades comemorativas em alusão ao tema.

A campanha do Dia Mundial de Doação de Leite Humano tem como tema a sensibilização de toda a sociedade para a doação de leite humano, com foco nos recém-nascidos internados nas unidades neonatais. A campanha também objetiva promover debates sobre a necessidade do aleitamento materno para uma conscientização coletiva da importância do alimento. Já em referência ao Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, o tema central tem base na sensibilização da sociedade de que a amamentação é um direito a ser defendido por meio de políticas públicas, priorização e destaque à pesquisa científica, ensinamentos e educação em todos os níveis.

Workshops sobre Leite Humano e Amamentação

No período da manhã da quarta-feira (22), será realizado o workshop ‘Segurança Alimentar na Manipulação do Leite Humano Ordenhado’, ministrado pelas profissionais da saúde Carolina Daniel Montagner e Maria Nereida Panichi, com o objetivo a divulgação da importância da segurança alimentar na manipulação do leite humano ordenhado.

Na quinta-feira (23), acontecerão dois eventos em comemoração ao Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno. No período da manhã, o workshop ‘Amamentação é um direito a ser defendido’, será realizado pelas profissionais Beatriz de Oliveira, Carolina Daniel Montagner e Maria Nereida Panichi, com o objetivo de promover e defender o aleitamento materno, como também explicar as práticas não éticas de marketing de produtos que interferem negativamente na amamentação. No período da tarde, as profissionais Carolina Daniel Montagner e Maria Nereida Panichi realizarão um debate após a exibição do filme baseado em fatos reais ‘Tigers’.

O objetivo da campanha é formar profissionais de saúde competentes, organizar serviços capazes de promover, apoiar e proteger as famílias da desinformação das indústrias de alimentos infantis, bicos, chupetas e mamadeiras, e divulgar informações baseadas em evidências científicas para toda sociedade.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano realiza um trabalho ininterrupto e muitos bebês dependem da doação do alimento. Importante a adesão de doadoras para que a rede de cuidados chegue até os que necessitam do leite. As interessadas em aderir a campanha devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano. A unidade conta com equipe para todo o suporte e apoio às mulheres que querem fazer parte dessa corrente de doações, inclusive com fornecimento de material e coleta dos frascos na residência da doadora. O Banco de Leite Humano fica na Avenida Nações Unidas, 27-28, no 1º andar, Vila Universitária. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (14) 3226-3227 ou (14) 99109-2307, ou pelo e-mail [email protected]

Outras atividades

Durante o mês, os usuários participarão de atividades nas salas de espera de toda a rede municipal de saúde e receberão material alusivo aos temas. Em prosseguimento às atividades comemorativas, o Banco de Leite Humano e os parceiros, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME) e Senac Bauru, promoverão workshops e debate no auditório do Senac, localizado na rua Engenheiro Saint Martin, 10-12, no Centro. Os eventos são gratuitos e voltados a educadores, lideranças comunitárias, alunos, profissionais da área da saúde e demais interessados.

Conscientização

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para bebês e a forma de proteção mais eficiente para a diminuição das taxas de mortalidade infantil, pois além de proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, evita o risco de desenvolver várias enfermidades na vida adulta. Mulheres que amamentam também são protegidas em relação a diversas doenças, como câncer de ovário e de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em até 13% os índices de óbitos de crianças menores de cinco anos.

O alimento é importante para todos os bebês, principalmente para os prematuros e os que estão internados nas unidades neonatais e não podem ser amamentados pela mãe. Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia, já que dependendo do peso, 1 ml do alimento é suficiente para nutrir um prematuro cada vez que for alimentado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, sendo modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países. O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em 1998 com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Em Bauru, o Banco de Leite Humano foi criado em 1984, e teve como diretriz a coleta e distribuição de leite humano com qualidade e foco na diminuição da mortalidade infantil e da desnutrição, como também a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno.

Compartilhe nas Redes Sociais