Amigas do Peito iniciam ações do ‘Outubro Rosa’
Começou o “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Em Bauru, as Amigas do Peito realizam diversas atividades para promover a conscientização, prevenção e detecção precoce da doença. Neste ano o tema da campanha é “Cuidar de si é a maior prova de amor”!
A abertura será nesta sexta-feira (04/10), 19h, na Praça de Alimentação do Bauru Shopping, com trio lírico e dança do ventre.
No dia 20, domingo, será realizada a tradicional Caminhada Pela Vida. A 15.ª edição do evento terá concentração a partir das 8h30, na Praça Portugal, seguida pela marcha na avenida Getúlio Vargas acompanhada de um trio elétrico. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição, no entanto, quem quiser, poderá adquirir as camisetas da campanha (leia mais abaixo).
Ao final do percurso, também na praça Portugal, serão realizados sorteios de bicicletas, celular e outros brindes aos participantes.
“É um evento importante para dar apoio aos pacientes e também incentivar a realização de atividades físicas, essenciais no tratamento do câncer e na prevenção dessa e de outras doenças”, explica a voluntária e presidente da ONG, Marta Angélica Raimundo.
Além disso, em 26 de outubro, das 8h às 15h, a ONG, em parceria com o Hospital Estadual, promoverá o “Mutirão da Mama”, com realização de exames clínicos e encaminhamento para mamografias, para promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. A avaliação será gratuita e o agendamento será liberado em breve.
Para este dia especial, médicos voluntários, de qualquer especialidade, podem participar. Basta entrar em contato pelo WhatsApp: (14) 98175-5979.
O encerramento das atividade será no dia 27, com uma missa na Igreja São Sebastião, às 19h.
CAMISETA
A camiseta da campanha Outubro Rosa está à venda por R$ 38,00, na sede da ONG, na Rua Monsenhor Claro, 11-6. Outras informações pelo (14) 3243-2262 ou (14) 99892-2985 (WhatsApp).
CÂNCER DE MAMA
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.