Imagem: Freepik

Novembro Azul: Saúde realiza ‘Dia D da Saúde do Homem’ neste sábado

Como parte da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (11), das 7h30 às 16h30, o “Dia D da Saúde do Homem”, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), para atendimento da população masculina.

Os homens que comparecerem nas unidades de saúde serão avaliados pelos profissionais de forma integral com a finalidade de oferecer os recursos conforme sua necessidade individual, sem agendamento prévio.

Dependendo da idade e condição de saúde de cada usuário, alguns exames são essenciais para a saúde do homem, como hemoglobina glicada e retinografia para os diabéticos, e os exames do risco cardiovascular e PSA conforme protocolo de risco do Ministério da Saúde.

As equipes também atuarão na aplicação de vacinas, realização de testes rápidos de sífilis e HIV e avaliação de câncer bucal.

Se necessário, de acordo com a demanda da unidade, senhas de atendimento serão distribuídas para algumas ações.

CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da próstata, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam resultados positivos ao tratamento e aumentam as chances de cura da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entres os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata.

Mesmo com a incidência da doença sendo alta, muitas vezes, o assunto não é tratado com a devida atenção e importância pelos homens. O câncer de próstata está relacionado com a idade do paciente. Mais de 70% dos doentes foram diagnosticados aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença.

Compartilhe nas Redes Sociais