Biblioteca Rodrigues de Abreu recebe exposição de xilogravura
A Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu recebe a exposição de xilogravura ‘Gravando Histórias – Imagem e Poesia’, a partir desta quinta-feira (10), às 20h. A exposição fica aberta ao público até 9 de setembro, com entrada gratuita. A xilogravura é uma técnica antiga de impressão em que as imagens são esculpidas em madeira. A artista Natália Bispo de Beija Gossler foi a responsável em trazer o conceito para escolas de Bauru.
O produto final da exposição é resultado das produções realizadas nas oficinas de xilogravura oferecidas a mais de 70 estudantes de escolas públicas estaduais do município. A PEI Professor Antônio Guedes de Azevedo, no Jardim Pagani, e a E.E. Carolina Lopes de Almeida, no Jardim Godoy, foram contempladas com o projeto durante o primeiro semestre de 2023.
Patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Estímulo à Cultura (PEC), o projeto tem como principal objetivo oferecer oficinas voltadas para a linguagem da xilogravura, uma técnica milenar de reprodução de imagens. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo, desde a seleção da imagem até a produção das xilogravuras.
Com a assistência dos professores da rede pública municipal Raromm Atmann da Silva, Guilherme Cortez Ervilha e Ana Rose Gomes Moreira Jorge Magiore, os alunos puderam se inspirar na poesia e estética dos cordéis nordestinos para criar livretos que contam um pouco das suas histórias pessoais, vivências, visões de mundo, lembranças e sonhos.
Serviço
Exposição de xilogravura ‘Gravando Histórias – Imagem e Poesia’
Período – de 11 de agosto a 9 de setembro
Local – Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu (Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro)
Entrada gratuita