26ª Mostra Arte sem Barreiras traz apresentação da Apiece e Apae e exibição de filme

Em seu terceiro dia a 26ª Mostra Arte sem Barreiras traz, nesta quarta-feira, 19, as apresentações dos usuários Apiece e da Apae, além do espetáculo “Birita Procura-se” com Ariadne Antico e do filme filme “Down Quixote”. Todas as atividades serão gratuitas e com acessibilidade e são realizadas no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”.

As 14h será realizada as apresentações da Apiece – LIP SYNC – “A Arte de fingir que canta”, e da Apae Bauru – Dança Árabe “Asas do Oriente” com Andreia Salvaterra,e Dança “Catira”.

As 15h, será apresentado o espetáculo “Birita Procura-se”, que surge do desejo da atriz e palhaça Ariadne Antico de expor e potencializar, através da linguagem do palhaço, sua deficiência e todas as “limitações” que ela traz. Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. A classificação indicativa livre para todas as idades.

E as 19h30 será exibido o filme “Down Quixote”, com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez. Primeiro longa-metragem patrocinado pelo Sesi-SP e produzido pela Spray Filmes.

Mostra Arte sem Barreiras

Com atrações artísticas de diferentes linguagens como artes visuais, teatro, dança, circo, cinema e música a Arte sem Barreiras acontece sempre no mês de outubro, conforme determina a Lei Municipal nº 5089 de 9 de fevereiro de 2004, que instituiu a Mostra e incluiu no calendário oficial de eventos do município de Bauru. Desde sua 1ª edição em 1995, a Secretaria Municipal de Cultura é correalizadora e conta com o apoio do SESI/Bauru, COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, secretarias Municipais de Educação e do Bem-Estar Social e Diretoria de Ensino de Bauru.

A Mostra tem por objetivo valorizar a produção artística e promover a inclusão por meio da arte das pessoas com deficiência, incentivando a discussão e a formulação de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão socioeconômica desse público.

Nesta edição, o evento foi contemplado no Programa Juntos pela Cultura – Edital Retomada SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o que garantiu a participação de artistas profissionais de outras cidades.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 14h
Apiece – LIP SYNC – “A Arte de fingir que canta”, coordenado pelo Prof. Antônio Carlos dos Santos Barroso

Apae Bauru – Dança Árabe “Asas do Oriente” com Andreia Salvaterra, sob coordenação de Luciano Grotto

Apae Bauru – Dança “Catira”, coreografia das professoras Lara Reyes e Pollyana Zavitoski, sob coordenação do professor responsável de Arte, Luciano Grotto

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 15h
Espetáculo “Birita Procura-se” com Ariadne Antico

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 19h30
Exibição do filme “Down Quixote”, com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez. Primeiro longa-metragem patrocinado pelo Sesi-SP e produzido pela Spray Filmes.
“Down Quixote” traz na sua concepção o desafio de recriar o universo mágico e delirante do cavaleiro idealizado por Cervantes a partir do olhar afetuoso e sensível da pessoa com Síndrome de Down. O diretor Leonardo Cortez desenvolveu um roteiro que se apropria com imensa e irrestrita liberdade do universo literário idealizado pelo autor, usando seus personagens e situações como pontos de partida para desdobramentos inusitados a partir da livre apropriação dos artistas com a obra.
Classificação indicativa livre para todas as idades

Dia 20 de outubro – quinta-feira – 19h30
Sarau sua língua é seu corpo – Poéticas de Asfalto
O sarau é apresentado por Catharine Moreira, uma poeta com carreira internacional e uma grande referência artística para a comunidade surda. Além das performances que serão realizadas durante o sarau, será realizado o lançamento da antologia “Sua língua é seu corpo”, que conta com recurso de QRCODE para que o leitor também consiga assistir as performances dos poemas que compõem a antologia de mesmo nome.
Classificação indicativa livre para todas as idades

EE Profª Marta Ap. Hjertquist Barbosa / CAIC – Dramatização dos poemas “A amizade” de autoria do aluno Emanoel dos Santos Paganardi e “A bailarina” de Cecília Meirelles, sob a coordenação das Profªs. Danielle Pereira e Rosimara Manzano

Dia 21 de outubro – sexta-feira – 19h30
Show Yzalú
Sempre atenta ao rap e apaixonada pela MPB, Yzalú extraiu das letras de protesto a batida tradicional do rap e adicionou a melodia envolvente do violão. Surgia aí um novo gênero musical que ela define como Música Contemporânea Brasileira. No mercado da música, desenvolve uma arte propulsora que dialoga e posiciona muito bem o seu produto/música com a sua persona/imagem na sociedade. A relevância de Yzalú transcende a música, tanto que foi eleita por duas vezes uma das mulheres pretas mais influentes do país.
Classificação indicativa livre para todas as idades

Dia 22 de outubro – sábado – 10h
Oficina “Dança para/com todos os corpos” com o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches
O workshop visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, explorando e aprofundando o experimento de exercícios de improvisação como um dos componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança.
Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.
Público Alvo: jovens (a partir de 14 anos) e adultos (de qualquer idade) interessados em dança, corpo e movimento.
20 vagas. Inscrições antecipadas

Dia 22 de outubro – sábado – 19h30
Espetáculo de dança “O Idiota” com o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches
Um corpo e a sua incontrolável vocação à ruína. Inspirado na obra homônima de Fiódor Dostoiévski, o espetáculo apresenta através da dança um paralelo contemporâneo das questões apresentadas pelo escritor russo que viveu no século XIX. Marcos Abranches personifica um cidadão perturbado por todo o caos político e social do seu país, aparentando incoerência e repetindo contextos absurdos, ditas por algumas figuras que fazem parte da atual gestão política.
Classificação indicativa para maiores de 16 anos

Dia 23 de outubro – domingo – 16h
Exibição do documentário “O artista e a força do pensamento” e bate-papo pós exibição com o bailarino Marcos Abranches e o diretor do filme Elder Fraga.
O filme explora e aprofunda a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal.
O filme foi selecionado para 20 diferentes festivais nacionais e internacionais, em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Rússia e Inglaterra, com destaque para o prêmio de como melhor documentário no 20º Arouca Film Festival em Portugal.
Classificação indicativa para maiores de 16 anos

Compartilhe nas Redes Sociais