12º Festival de Artes Cênicas de Bauru começa neste sábado
De 23 a 30 de setembro, o 12º Festival de Artes Cênicas de Bauru apresenta uma programação gratuita com espetáculos de teatro, dança e performance, exposição, oficinas e outras atividades no Espaço Protótipo. Os ingressos para as apresentações poderão ser retirados no local, 1h antes do evento. Para participar das oficinas, é necessário realizar inscrição pelo site facebauru.art.br.
Segundo Andressa Francelino, diretora geral e artística do evento, a curadoria realizada em parceria com Fábio Valério buscou espetáculos que promovessem reflexões contemporâneas sobre vida e arte de maneira transgressora. “Esta edição do FACE propõe discutir hibridismo e o uso da inteligência artificial no meio das artes, em articulação com questões relacionadas à memória, agregando obras que questionam as nossas realidades”, comenta.
Espetáculos
Atento às mudanças que a tecnologia promove na produção artística e na sociedade, o Grupo Protótipo Tópico abre o festival com a performance “Estado de Colapso 3” (23/09, às 20h), obra que explora a relação entre inteligência artificial, a criação de bancos de dados sobre comportamento humano e a memória coletiva da humanidade. Já o tradicional teatro de variedades “Cabaret Scènesonore” irá encerrar esta 12ª edição (30/09, às 20h), regido por Mariana Boico e Verônica Migliani como mestres de cerimônia.
Gênero trabalhado ao longo dos anos pelo Protótipo Tópico, o teatro documental tem presença marcada no espetáculo “Sete cortes até você”, de Soraia Costa (24/09, às 18h), indicado ao 33° Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2023. O espetáculo retrata o nascimento de um menino com lábio leporino e as complicações congênitas que resultaram em 17 cirurgias. No palco, mãe e filho contam suas versões desta história e tratam de temas como violência obstétrica, maternidade e os preconceitos de uma sociedade capacitista.
Questões de família também são tema do espetáculo internacional “Un Buen Morir” (29/09, às 17h), do grupo boliviano Teatro de Los Andes, que será transmitido pelo YouTube (youtube.com/facebauru), e do espetáculo de dança contemporânea “Todas as coisas que já não são minhas” (26/09, às 20h), da Kaya Cia. de Dança, obra inspirada no livro homônimo da escritora bauruense Renata Machado.
“Tigrela” (28/09, às 20h), do grupo paulistano Magnólia Cultural, inspira-se livremente no universo da escritora Lygia Fagundes Telles a fim de criar uma alegoria fantástica da atual crise e polarização política brasileira. Já o espetáculo “Animalia de um Ridículo” (Grupo Protótipo Tópico, 29/09, às 20h) mergulha na essência da comunicação e da condição humana em uma obra na qual a antropomorfia, a associação de características humanas em outros animais, é utilizada para refletir lutas contemporâneas.
Ainda nesta edição, LUME Teatro, de Campinas, referência mundial na pesquisa da arte do ator, se une a Yael Karavan, artista de Lisboa (Portugal), para tratar da extinção das espécies na obra “Homenagem” (27/09, às 20h), um espetáculo de teatro-dança que coloca em prática quase 30 anos de pesquisa em cena realizada pelo grupo a partir de um trabalho de campo junto a comunidades indígenas do povo Guarani.
Interseções entre artes cênicas e audiovisual
No dia 25 de setembro, às 19h, as obras “Preâmbulo – Carne com alma dentro” e “Bicho Transparente”, ambas do Grupo Protótipo Tópico e conhecidas pelo público bauruense, serão exibidas em dois novos filmes que transportam as montagens do palco para o audiovisual. A primeira, encenada por Fábio Valério, foi gravada em Bofete, interior de São Paulo, em espaços que geram, a partir do olhar das câmeras, outros contornos para o enredo sobre descobertas e ancestralidades.
Já a obra “Bicho Transparente”, interpretada por Andressa Francelino, orbita o tema da violência contra a mulher e aborda histórias reais com uma linguagem poética, questionando discursos feminicidas e práticas machistas menos perceptíveis, mas não menos impactantes. Nestes processos, direção de fotografia, elenco, iluminador, projetor de imagens e sonoplasta se unem para oferecer ao público a oportunidade de experienciar as obras com olhar ativo e analítico, potencializado pelos recursos audiovisuais.
Ainda neste diálogo entre artes cênicas e audiovisual, o festival conta com a transmissão pelo YouTube da 9ª temporada do Performing Project Sessions, um seriado artístico idealizado por Andressa Francelino para conectar performances de diferentes artistas, com curtíssima duração, a partir de propostas concebidas por sessão.
Oficinas e conferência entre artistas
O 12º FACE oferece, ainda, seis oficinas gratuitas que visam aprimorar conhecimentos de artistas e estudantes de artes cênicas, em contato com profissionais como Naomi Silman (LUME Teatro, Campinas-SP), Yael Karavan (Lisboa-Portugal) e Gonzalo Callejas (Teatro de Los Andes, Bolívia). Para participar é preciso fazer inscrição no site do evento (facebauru.art.br). Como atividade de formação, o festival realiza, ainda, a conferência “Hibridismo e o uso da Inteligência Artificial no meio das artes” (30/09, às 11h), um espaço de debate entre os artistas participantes da mostra, transmitido ao vivo pelo YouTube.
Exposição itinerante
Já em sua 12ª edição realizada pelo grupo bauruense, o festival apresenta a exposição expandida itinerante das ambiências cênicas atemporais do Protótipo Tópico dentro do FACE. A exposição irá circular por diversos locais da cidade, como Espaço Protótipo, Praça da Paz e outros espaços a serem divulgados nas redes sociais do evento, em um automóvel preparado com dispositivos performáticos.
A programação completa do 12º FACE está disponível no site facebauru.art.br e nas redes sociais do festival (@facebauru). O evento é inteiramente gratuito, realizado pelo Grupo Protótipo Tópico e Sociedade Amigos da Cultura (@sacbauru), por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
12º FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
De 23 a 30 de setembro de 2023 | Atividades gratuitas
Acesse a programação completa.
Site – facebauru.art.br
Youtube – /facebauru
Instagram – @facebauru
Facebook – /facebauru
Realização: Grupo Protótipo Tópico e SAC – Sociedade Amigos da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.