Foto: Cássia Peres

Vazamento provocou crateras que engoliram carros, conclui DAE

Depois do susto e dos transtornos entre moradores da região do baixo Higienópolis, em Bauru, devido às duas crateras que cederam no asfalto da rua Rodrigo Romero em um intervalo de 48h e “engoliram” carros, a equipe técnica do Departamento de Água e Esgoto (DAE) constatou, nesta terça-feira (22), um vazamento de água na rede de ferro fundido de duas polegadas de diâmetro – provável causa do afundamento da via nas quadras 5 e 6.

O DAE informou que a Chevrolet Tracker LTZ que cedeu com o buraco de um metro e meio de profundidade na quadra 6 foi retirada por volta das 14h desta quarta. A situação foi semelhante à registrada no dia anterior (terça), com uma BMW 328i preta, que afundou na quadra 5 da mesma rua.

Segundo a autarquia, os reparos na tubulação foram realizados e concluídos por volta das 18h30, retomando o abastecimento na área. Já nesta quarta-feira (23), o DAE concluiu a busca por novos focos de vazamento e iniciou o aterramento do buraco. As próximas etapas serão a recomposição da massa asfáltica (pavimentação) e drenagem de águas pluviais, informa o DAE.

A Secretaria de Infraestrutura presta apoio às equipes e também corrigirá os danos causados na calçada do prédio da quadra 5. Os quarteirões permanecerão interditados até a conclusão dos trabalhos.

Tubulação antiga

O DAE explica que os tubos de ferro fundido, antigamente usados como material padrão na rede de água de Bauru, foram substituídos por instalações de Policloreto de Vinila (PVC) e suas variações, como Ponta-Bolsa-Anel (PBA) e PVC Defofo.

Algumas áreas, como a quadra 6 da Rodrigo Romeiro, ainda mantêm tubulação de ferro, mas a autarquia já não instala mais esse material. Segundo o DAE, sempre que possível é feita a troca por PVC. Na quadra 5 da via, a rede inteira já é do material atual, enquanto na quadra 6, onde foi encontrada a vazão, há mescla entre os dois tipos.

Por Jcnet

Compartilhe nas Redes Sociais