Vacinação de bovinos e bubalinos é prorrogada até o final de agosto
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra), informa aos pecuaristas que a campanha de vacinação para a prevenção da brucelose em fêmeas de bovinos e bubalinos, com idade entre 3 e 8 meses, que seria encerrada em junho, foi prorrogada até o dia 31 de agosto. A declaração de vacinação deve ser feita pelo produtor até o dia 6 de setembro.
A aplicação da vacina da raiva deve ser feita em animais a partir de três meses de idade. Após a primeira aplicação, um reforço deve ser feito em até 30 dias, e depois a revacinação é a cada seis meses.
Já a vacina da febre aftosa não precisará ser aplicada neste ano, uma vez que o Estado de São Paulo foi reconhecido nacionalmente como área livre de febre aftosa, portanto sem necessidade de vacinação.
A pasta lembra ainda que os produtores devem atualizar o seu rebanho, seja ele composto por bovinos, bubalinos, caprinos, suínos, ovinos, equinos, asininos, muares, animais aquáticos, aves ornamentais/subsistência, passeriformes ou abelhas. Todos devem ser incluídos no sistema de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE) da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
O prazo para a declaração também é o dia 6 de setembro. Após este prazo, o produtor fica impedido de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), até que seja realizada a atualização, além ser multado em 100 Ufesp, o que equivale a R$ 3.536,00.