Vacina da Influenza continua sendo aplicada em Bauru
A Secretaria de Saúde continua com a aplicação da vacina da Influenza para todos os públicos que estão liberados para receber o imunizante neste ano. Podem tomar a vacina os idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público urbano e rodoviário, forças de segurança e salvamento – como policiais e bombeiros, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional.
As pessoas que pertencem a um destes públicos devem comparecer em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 para as unidades que fecham às 17h, e das 8h às 18h para as unidades que fecham às 19h. A aplicação ocorre sem agendamento. As pessoas devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Para os profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional, é necessário comprovar que pertence a um destes públicos, assim como as pessoas com comorbidade, que devem levar a comprovação desta condição de saúde para tomar a vacina.
A aplicação da vacina da gripe – Influenza é realizada anualmente, em dose única, para os públicos definidos pelo Ministério da Saúde, visando a diminuição de casos graves e óbitos provocados pela doença, que possui maior índice de casos no período do outono e inverno.
As pessoas que ainda estão com alguma dose pendente da vacina da Covid-19 podem tomar a vacina da Influenza e da Covid-19 no mesmo dia, se assim desejarem. Para as crianças, as demais vacinas infantis também podem ser tomadas no mesmo dia da aplicação da vacina da Influenza, entre elas a vacina que previne o sarampo, entre outras.
USO DE MÁSCARA
As pessoas que vão até as unidades de saúde devem estar de máscara. A Secretaria de Saúde lembra que o uso de máscara segue obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde com atendimento ao público, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), UBSs, USFs, unidades de referência e de especialidades.