Foto: TV USP Bauru

USP Bauru promove semana de recepção aos calouros

A cerimônia de abertura da XXVII Semana de Recepção aos Calouros do Campus USP de Bauru 2025 será realizada neste domingo (23), às 9h, no campo de futebol do Complexo Esportivo do campus. A Semana será realizada até o dia 27 de fevereiro.

Com o tema “Onde eu estudo, o acolhimento faz parte da nossa essência!” o evento vai recepcionar os calouros dos cursos de Odontologia (50 vagas) e Fonoaudiologia (35 vagas) da FOB-USP, e os calouros do Curso de Medicina (60 vagas) da FMBRU-USP.

O evento contará com uma programação diversificada que envolve, além das novidades de estreia no mundo acadêmico, atividades culturais e esportivas, palestras motivacionais, ações sociais, visita às dependências do campus, plantio de 120 mudas de árvores nativas, encontro com os dirigentes e até um churrasco de confraternização.

Participam da solenidade, a professora Marília Afonso Rabelo Buzalaf, diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP); o professor José Sebastião dos Santos, diretor da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU) da USP; demais autoridades do campus, professores, funcionários, alunos veteranos, calouros e seus familiares.

A professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, Lídia Teles, é a presidente do Grupo Setorial Pró-Calouro do Campus USP de Bauru, que organiza a Semana de Recepção aos Calouros 2025.

Plantio de Árvores e Campanha Social

Uma das atividades de destaque da XXVII Semana de Recepção aos Calouros vai acontecer na terça-feira, dia 25 de fevereiro, às 9h, com o plantio de 120 mudas de árvores nativas, na área de reflorestamento às margens do Córrego da Ressaca, no Cinturão Verde do Estoril III.

As mudas foram cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), que também ajudará no roçamento do local junto com a equipe do vereador Marcio Teixeira, que é o idealizador do projeto “Viva Batalha”.

Os calouros da USP dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina irão participar dessa atividade, deslocando-se do campus universitário a partir das 8h30 em ônibus da Universidade.

O projeto “Viva Batalha” começou em 2021, com a meta do reflorestamento da nascente do rio e desde a sua criação já foram plantadas mais de 8 mil árvores em suas margens. Outra proposta do projeto é a educação ambiental, sendo que mais de 1.500 crianças e jovens de escolas municipais e estaduais já fizeram também este plantio.

A XXVII Semana de Recepção aos Calouros do Campus USP de Bauru também contará com a Campanha Social “SOU USP – Cidadão Solidário”, com doação de kit contendo bolacha doce e salgada, pó de café, água sanitária, desinfetante, e sabão em pó ou doação de, no mínimo, dois itens da relação.

Os produtos serão destinados à Associação de Apoio às Pessoas em Reabilitação na Saúde (Profis).

Por USP

Compartilhe nas Redes Sociais