Foto: Divulgação

Templo Bar recebe noite beneficente de autógrafos do livro “Parede Caiada”

Nesta quarta-feira (20), a escritora Luiza Carvalho realiza uma noite de autógrafos de seu primeiro livro “Parede Caiada”, às 20h, no Templo Bar. A noite ainda contará com a apresentação da cantora Denise Amaral. Toda a renda, da venda dos livros e couver, será revertida para o auxílio do tratamento de saúde da jornalista e cantora Audren Victório.

Lançado em agosto de 2023 e nascido da reunião de histórias da infância e da evocação das memórias, Parede Caiada é a primeira obra de Luiza Carvalho. O universo de uma vida simples, sacrificada ao lado da mãe, é agora revisto entre prosas e poesias que ressignificam as lembranças vividas. Em uma jornada a um passado nostálgico que não mais existe além da memória, a obra fornece pequenas narrativas e poesias rememorando os tempos de outrora. Cores que remontam um interior paulista rural, vivido em fazendas de café de forma livre, em que a natureza era um dos encantamentos infantis da autora, além de suas travessuras e brincadeiras pela região.

Dividida em três partes, que marcam os locais nos quais a família morou até se estabelecerem em Bauru, a escolha entre a prosa e a poesia em um mesmo conjunto textual demonstra uma versatilidade em não se pautar apenas sob uma forma de expressão. Aliando-se a narrativa quando necessário e expandindo-a em lirismo através da poética. É entre o vigor e emoção que essa parede se mantém. Nas palavras de Cláudio Dangió, que assina o prefácio, a obra é “inteiramente pintada pelas cores que a autora mais possui: Força e Resistência!” Para o leitor, permanece o convite para visitar essa casa de memórias rumo à infância. “Gosto do passeio pela primeira infância, resgatando as mais tenras memórias, de um mundo cheio de lembranças e saudades. Descrevo o cotidiano como forma de externar sentimentos e vivências”, ressalta a autora.

Sobre a autora

Luíza Carvalho nasceu e cresceu entre pés de café e muitas aventuras pelos rios e matas, o que explica seu amor pela natureza. Funcionária pública e bauruense de coração, atualmente desenvolve trabalhos voluntários no CNLB- Conselho do Laicato do Brasil – Diocese de Bauru, voltado às questões que envolvem fé e politica. militante feminista, atuou durante anos no Conselho de Políticas Públicas para Mulheres, tratando das questões voltadas à violência de gênero. Como agente de administração, atua hoje na área da Saúde, na Secretaria Municipal de Saúde. Prestes a se aposentar do serviço público, realizou o sonho acalentado há anos: colocar no papel sua história com a mãe, dona Antônia.

É membro do Grupo Cevadas Literárias e atuante no Grupo Literário Expressão Poética, criado em 1999. Participou das últimas edições do evento “Palabra En Elmundo”, além de slams poéticos e inúmeras edições do Sarau do Bosque, em Bauru. Tem diversos textos, contos e poesias publicadas nas mídias impressas e digitais. E participou de várias antologias, desde 2015.

Compartilhe nas Redes Sociais