Foto: Fábio Aurélio/Divulgação

‘Tempestade’ de poeira atinge Bauru na tarde desta sexta

Enquanto os moradores de Bauru esperam ansiosamente por chuva de boa intensidade, uma ‘tempestade’ de poeira atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (11). Em alguns bairros, os moradores relatam a ocorrência de chuva. O fenômeno que atingiu Bauru também foi observado em várias cidades da região.

Tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados litometeoros e ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% e a  temperatura do solo está alta. Ela acontece, na maioria das vezes, em áreas de deserto ou que passam por processos de desertificação em diferentes continentes do planeta, onde o solo é coberto principalmente por areia e pequenas rocha.

O site do IPMet está fora do ar nesta sexta, o que impossibilitou saber a quantos quilômetros por hora chegou o vento. Ainda não há informações sobre danos que possam ter ocorrido na cidade. Este texto pode ser atualizado a qualquer momento.

A Defesa Civil de Bauru faz um alerta para um fenômeno que acontecerá longe do continente, porém trará precipitações de intensidade fraca a moderada, principalmente no litoral, com ventos fortes e quedas nas temperaturas. Também estão previstas rajadas de vento em todas as regiões do Estado de São Paulo, sendo que na região de Bauru ventos trazem muita poeira (de áreas preparadas para o plantio), além do  fuligem de queimadas.

A forte ventania no  fim da tarde de sexta-feira (11) escureceu o céu  da cidade e a Defesa Civil alerta para a possibilidade de alergias respiratórias, uma vez que a umidade do ar está baixa, associada à quantidade de poeira trazida pela ventania. A Defesa Civil orienta ainda para que se evitem os exercícios físicos ao ar livre e que as pessoas se mantenham hidratadas.

Por Jornal da Cidade

Compartilhe nas Redes Sociais