Foto: JCNet

Suéllen faz troca em secretarias, Emdurb e Cohab

A prefeita Suéllen Rosim (PSC) anunciou, na noite desta segunda-feira (31), seis mudanças no primeiro escalão de seu governo, incluindo a troca de comando das secretarias de Educação, Administração, Cultura e Planejamento (Seplan) e das presidências da Emdurb e Cohab.

Segundo a chefe do Executivo bauruense, as substituições foram realizadas ao fim dos dois primeiros anos de seu mandato como forma de “oxigenar” a administração municipal e dar mais celeridade à resolução de demandas.

Os indicados assumem as novas funções a partir desta terça-feira (1). Uma das principais alterações ocorre na Emdurb, que era presidida por Everson Demarchi. Ele “passa o bastão” para o então secretário municipal de Administração, Donizete do Carmo dos Santos, e assume a Cohab, no lugar de Alexandre Canova. A indicação de Demarchi, contudo, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da companhia habitacional.

“O Everson realizou o levantamento das necessidades que a Emdurb tem para se recuperar financeiramente e, agora, o Donizete fica responsável por executar o que foi planejado. Já o Everson, que tem uma grande vivência no serviço público, assume a presidência da Cohab para conduzir a negociação das dívidas e consolidar o encerramento das atividades da companhia”, esclareceu Rosim, durante entrevista coletiva de imprensa promovida no auditório do Palácio das Cerejeiras.

Com a saída de Donizete dos Santos, o comando da Secretaria de Administração ficará com Cristiano Ricardo Zamboni, que atuava como diretor da Divisão de Licitação da pasta.

EDUCAÇÃO
Já a professora Maria do Carmo Kobayashi deixa a liderança da Secretaria de Educação, cargo que será assumido pelo titular da Secretaria de Planejamento (Seplan), o arquiteto e também professor Nilson Ghirardello.

Esta última pasta, por sua vez, ficará, interinamente, sob o comando do engenheiro Luis Renato Fuzel, que atuava como chefe da Seção de Projetos Viários.

De acordo com a prefeita, a alteração ocorre no momento em que ela pretende dar maior foco a investimentos da Educação em infraestrutura, como manutenções, reformas e ampliações de escolas. “O Nilson garantirá o planejamento e execução de projetos que precisam sair do papel em curto, médio e longo prazos, e que estão atrasados. Deveremos, inclusive, fazer uma renovação da equipe na Secretaria de Educação, para termos aquilo que esperamos para esta área nos próximos anos”, acrescentou.

VIAGEM POLÊMICA
Na Cultura, Tatiana Sa deixa o cargo e, em seu lugar, assume Paulo Eduardo Campos, até então diretor de Ação Cultural da pasta. Questionada pelo Jornal da Cidade, Suéllen Rosim não especificou se a polêmica envolvendo a cessão de um ônibus da Educação para a Cultura a fim de uma viagem de turismo em Poços de Caldas, no início deste ano, pesou na decisão de troca das duas secretárias.

Porém, nos bastidores, é dito que esta irregularidade, ainda em apuração, gerou um desgaste político que contribuiu bastante para as substituições de comando de agora. A chefe do Executivo também estaria insatisfeita com uma rotina de “muita promessa e pouca ação”, hipótese que se aproxima bastante do tom da resposta que ela deu à reportagem durante a coletiva.

“Não podemos ponderar apenas uma questão específica. Existem ciclos, movimentos a serem feitos em algumas secretarias que, muitas vezes, estão aquém daquilo que a gente pretendia. Todos os secretários anteriores fizeram um excelente trabalho, mas Bauru possui grandes desafios e temos de reconhecer quando é preciso fazer mudanças que tragam para as pastas o ânimo, o vigor e o gás necessários”, frisou Suéllen Rosim.

Por Redação/JCNet

Compartilhe nas Redes Sociais