SP terá mais restrições com ‘Fase Emergencial’ até 30 de março
Com a possibilidade de colapso do sistema de saúde em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta (11/03), o endurecimento das medidas de distanciamento social no estado com a chamada Fase Emergencial do Plano SP.
”Nossos hospitais estão chegando no limite máximo de ocupação. Temos de adotar medidas mais duras de distanciamento social. Vou honrar o cargo que ocupo, mesmo que isso custe minha popularidade. Vocês me elegeram para cuidar de vocês, não para cuidar de mim”, afirmou Doria em vídeo distribuído em suas redes. O governador apela para que as pessoas fiquem em casa. Confira o vídeo completo:
Faço um apelo pela compreensão de todos. Vamos passar juntos por mais este momento difícil. Vai passar. #FiqueEmCasa
— João Doria (@jdoriajr) March 11, 2021
Anunciaremos detalhes das medidas na coletiva de imprensa às 12h45 pic.twitter.com/6wvLRyJKsj
No início da coletiva desta quinta-feira (11/03), o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que há mais de 9 mil pacientes internados em UTIs e que metade tem menos de 50 anos. Dados apontam que a taxa de ocupação de UTI está em 87,6% e que, no momento, 9.184 estão internados em UTIs e 11.692 em enfermarias. No total, SP tem 2.164.066 casos confirmados e 63.010 óbitos.
O Governo também divulgou imagens dos principais hospitais do Estado:
O aumento de medidas restritivas atinge mais 14 atividades para que mais 4 milhões de pessoas deixem de circular. Assista a coletiva aqui.
Na FASE EMERGENCIAL as novas regras são:
- Além das restrições atuais do comércio, lojas de materiais de construção devem ficar fechadas;
- Celebrações religiosas em grupo estão proibidas, assim como atividades esportivas coletivas;
- Na Educação, escolas devem antecipar férias (leia mais abaixo);
- O tele-trabalho é obrigatório para atividades administrativas em órgãos públicos ou escritórios de atividades são essenciais;
- Para compras, retirada no local está proibido. Está permitido apenas os serviços drive-thru (entre 5h e 20h) e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
- Toque de recolher entre 20h e 5h;
- Proibição do uso de praias e parques;
- Proibição completa de qualquer aglomeração;
- Usar máscara em todos os ambientes, internos e externos.
Supermercados e farmácias poderão funcionar normalmente, inclusive 24h, porém, devido ao toque de recolher, após as 20h a população não poderá estar nas ruas, exceto em casos emergenciais.
Confira os detalhes:
O Governo também pediu para denunciar situações de aglomerações e descumprimento das medidas:
Denúncias de irregularidades (aglomerações e atividades clandestinas), podem ser feitas no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), pelo e-mail [email protected] e para a Vigilância Sanitária do Estado no 0800 771 3541.
EDUCAÇÃO
Nas Escolas Estaduais, os recessos foram antecipados e as escolas vão abrir apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips, mediante agendamento prévio.
A orientação é para que Escolas Municipais e Particulares também antecipem seus recessos e férias.