SP ultrapassa 100 casos de internação por ‘flurona’
Pelo menos 110 moradores do estado de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo desde o início da pandemia, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde. Deste total, 59 casos ocorreram na cidade de São Paulo.
Os dados são relativos apenas a casos de pacientes que foram hospitalizados e que tiveram resultado positivo para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno ou também de exames do tipo RT-PCR.
A dupla infecção também é conhecida como “flurona”, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.
No último sábado (1º), o governo de Israel registrou, pela primeira vez, um caso dessa dupla infecção em uma mesma pessoa. Apesar disso, especialistas explicaram que a dupla infecção já foi registrada no Brasil há algum tempo, e que não deve trazer, necessariamente, um aumento no sintoma das duas doenças.
Em outros lugares do Brasil, como Rio de Janeiro e Ceará, também há registros da dupla infecção.
Segundo a infectologista Mirian Dal’Ben, do Hospital Sírio Libanês, a infecção dupla não aumenta as chances de óbito nem faz com que as doenças sejam mais leves.
“O importante é que as pessoas precisam saber que a gente não tem nada ainda na ciência que fale pra gente que pegar as duas coisas ao mesmo tempo aumente as chances da pessoa morrer ou que faça a doença talvez ser mais leve. Nenhuma das duas coisas”, disse a médica.
Por Redação/G1