Foto – Priscila Medeiros/Prefeitura de Bauru

SP registra 642 mil faltosos de 2ª dose contra Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou um alerta nesta semana devido ao crescimento de faltosos da segunda dose de vacinas contra Covid-19: o número chegou a 642 mil na terça (20/07), um aumento de 168% desde o começo deste mês.

Diante disso, a pasta decidiu reforçar as orientações para que as pessoas retornem aos postos para receber sua segunda dose, de forma a concluir seu esquema vacinal e garantir a proteção contra a doença.

Entre o total de faltosos, 284,4 mil ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Vacina do Butantan e 357,6 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford. Três semanas atrás, o balanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado.

“Cada pessoa só fica totalmente protegida após tomar duas doses dos imunizantes que preveem este tipo de esquema vacinal. Por isso, é fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose mesmo que já tenha sido ultrapassado. Isso garante a proteção para si e para a população, reforçando este trabalho coletivo de combate à pandemia”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O esquema vacinal completo de imunização contra COVID-19 prevê duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas). Se o prazo for ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/.

Vacina Já

O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário do PEI e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a COVID-19.

Compartilhe nas Redes Sociais