SP alerta para estoque baixo de kit intubação e cita 9 ofícios à Saúde
O governo de São Paulo afirmou, nesta quarta-feira, ter encaminhado ao Ministério da Saúde nove ofícios pedindo auxílio para compras do chamado kit intubação, que reúne medicamentos específicos para anestesiar e sedar pacientes com Covid-19 antes do suporte respiratório.
De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, os requerimentos foram enviados “reiteradamente” à pasta federal nos últimos 40 dias, mas não houve retorno. O último foi enviado nesta terça-feira (13).
Gorinchteyn explicou que nas últimas semanas o governo estadual tem auxiliado os municípios a repor estoques dos remédios, o que “causou impacto” nas reservas.
O secretário explica que, para evitar um colapso no atendimento aos pacientes com Covid-19 devido à falta dos medicamentos, estão sendo utilizados outros remédios não rotineiros para sedação e entubação.
No documento enviado à pasta federal, Gorinchteyn classifica a situação de São Paulo em relação à escassez de medicamentos como “gravíssima” e “na iminência do colapso”. O secretário afirma, ainda, que nos próximos dias pode ocorrer desabastecimento em hospitais com leitos destinados ao atendimento de pacientes com coronavírus, caso o estado não receba os remédios requisitados.
Por Redação/G1