Sicredi Centro Oeste Paulista realiza assembleias digitais sem perder a essência cooperativista
Transparência, decisão e participação dos donos do negócio. Essa é a receita que, há 118 anos, faz a diferença na vida de mais de 5 milhões de associados do Sicredi – instituição financeira cooperativa presente em 23 estados e no Distrito Federal. Na Sicredi Centro Oeste Paulista, 31 mil associados puderam decidir, entre os dias 29 de janeiro e 12 de fevereiro e de uma maneira um pouco diferente dos últimos anos, os rumos da cooperativa nas assembleias digitais.
Por meio de uma plataforma exclusiva, os associados das 13 agências do Sicredi nas cidades de Adamantina, Bauru, Brotas, Dracena, Garça, Inúbia Paulista, Jaú, Marília, Pederneiras, Pompéia e Tupã puderam acompanhar o evento que apresentou as realizações de 2020, os resultados da cooperativa, além de votar em pautas como demonstrações contábeis, eleição de coordenadores de núcleo, entre outras.
“Os encontros foram realizados de forma digital, a fim de cumprir os protocolos sanitários. Foi uma escolha difícil, pois, todos os anos realizamos as assembleias presenciais, junto com nossos associados, onde os eventos são, além de um momento de decisão, também de comemoração. Neste período de pandemia, precisamos nos adaptar e, por isso, escolhemos este modelo. Para nós, preservar a vida é essencial e o modelo digital nos permitiu fazer isso sem perder nossa essência cooperativista”, explicao presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, João Alberto Salvi.
Segundo Ildo Wilde, diretor executivo da cooperativa, o sentimento é de realização e alegria. “Somos gratos à nossa comunidade por nos receber tão bem e participar ativamente do futuro da nossa cooperativa. Assim, mesmo no digital, estamos felizes em poder reforçar os valores do cooperativismo, colocando o associado, que acredita na cooperativa, no centro do negócio, participando das decisões de maneira segura e responsável”. Os eventos digitais mobilizaram mais de 2.400 pessoas.
“Todo o investimento do associado impacta positivamente na comunidade, pois, em uma cooperativa, o dinheiro fica na região, gerando o desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando as áreas de atuação da cooperativa. Assim, mesmo em um ano desafiador, vimos esses investimentos se multiplicarem, corroborando para que, juntos, pudéssemos atingir um resultado que, pela primeira vez na nossa história, passou de R$ 12 milhões e o ciclo continua quando o associado recebe a parte proporcional disso”, reforçaJoãoSalvi.
O relatório digital do ano de 2020 pode ser baixado no site da cooperativa, que é o https://sicredicentrooestepaulista.com.br/, acessando a aba “Para o Associado” na sessão “Arquivos”.