Sesc Bauru promove Negras Narrativas
Desde o começo do mês, o Sesc Bauru oferece programação repleta de atividades como aulas abertas, shows e ateliês com temáticas raciais e discussões socioeducativas.
“Negras Narrativas” teve início no dia 5 de novembro, com uma aula de dança voltada para a conexão entre o movimento e o autocuidado, mas algumas das atividades acontecem na Unidade até o dia 18 de dezembro.
Em seu segundo ciclo e por meio das múltiplas linguagens, o projeto pretende discutir sobre questões que permeiam e atravessam nossa sociedade no decorrer das narrativas de pessoas negras e traz ao público a oportunidade de aproximação com o ser-saber-fazer numa perspectiva diversa, sempre considerando as diversas possibilidades narrativas sobre a história e os modos de (re)existência do povo negro aliados à função educativa que o Sesc tem.
Agregar pessoas e grupos é uma das premissas das filosofias africanas para fazer rodar as histórias, conhecimentos e energias. Por esse motivo, nessa edição, a palavra emblema que expressa o tema central é “Sherere – o encontro da imagem, da linguagem e do território”. Nesse sentido, sherere, palavra em swahili (uma das línguas faladas em África) traz a noção de encontro para celebrar o que veio antes e para abrir caminhos para o que virá depois.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GRATUITA:
aula aberta
Kemetic Yoga
Com Merit Amon, sbat de Kemetic Yoga formada pela Yoga Skills, multiartista e autodidata em terapias da terra, saúde e Kultura Afrikana.
Prática de base africana surgida em Kemet, que conhecemos como Egito, a Kemetic Yoga tem como objetivo a regeneração e conexão física, espiritual e mental através dos fundamentos de respiração em quatro tempos e da progressão geométrica. Os elementos da natureza e a ligação com divindades ancestrais também compõem a filosofia dessa prática.
De 13/11 a 18/12, domingos, 10h30 às 12h
Ginásio
A partir de 12 anos
aula aberta
Dança e Conexão
Com Merit Amon, sbat de Kemetic Yoga formada pela Yoga Skills, multiartista e autodidata em Kultura Afrikana.
Desde os tempos remotos, curandeiros e líderes espirituais utilizam a dança como fonte de nutrição, conexão, liberação e contemplação por reconhecer nela a sabedoria contida na divina natureza. “Dança e Conexão” surge da necessidade de restabelecer o autocuidado a partir da percepção do estado emocional sugerindo ao corpo movimentos de honra a terra, ventre e coração.
De 5/11 a 17/12, sábados, 15h
Sala de Práticas Corporais
A partir de 14 anos
20 vagas
Grátis
Inscrições no horário e local da atividade.
ateliê
Linguagem e imagem: estampando saberes
Com Manifesto Crespo
Linguagem é uma das características que compõem a identidade de um povo. Nessa oficina, as pessoas têm a oportunidade de criar carimbos com os Adinkras, que são um conjunto de símbolos que representam provérbios e compõe o vasto sistema de escrita africana.
Dia 19, sábado, 14h às 18h
Dia 20, domingo, 16h às 18h
Sala de Múltiplo Uso 2/3
A partir de 6 anos
25 vagas
Inscrições na hora e local da atividade.
bate-papo
Imagem, Corpo e Território: narrativas possíveis
Com Carol Barreto, ModAtivista, designer de moda autoral, artista visual e pesquisadora; Janette Santiago, artista da dança, atriz, educadora e orientadora corporal e Tobias Barreto, coreógrafo, articulador cultural e idealizador do Centro Cultural Tobias Terceiro.
Quais as possibilidades para se discutir imagem, linguagem e território a partir das vivências e pontos de vista da Negritude? Nesse bate-papo o convite é pensar as construções que vem se elaborando sobre o tema, apresentar caminhos e inspirar ações.
Dia 19, sábado, 14h
Convivência ou auditório
Livre
Grátis
show
Funmilayo Afrobeat Orquestra
Orquestra única no mundo formada somente por mulheres, pessoas LGBTQIA+ e não-binárias negras.
O projeto é novo e surgiu do incômodo da cantora e saxofonista Stela Nesrine e da trompetista Larissa Oliveira ao perceberem a ausência de um grupo de Afrobeat
idealizado por mulheres negras, que tocassem esse estilo essencialmente negro.
Ficha Técnica:
AfroJu Rodrigues – percussionista
Larissa Oliveira – trompetista e voz
Sthe Araújo – percussionista
Ana Goes – saxofonista e voz
Priscila Hilário – baterista
Tamiris Silveira – tecladista
Bruna Duarte – baixista
Rosa Couto – cantora e toca clave
Jasper Okan – guitarrista e voz
Stela Nesrine – saxofonista e voz
Dia 19, sábado, 16h
Convivência
Livre
Grátis
Acesso à unidade
O Sesc recomenda o uso de máscara nos espaços da Unidade.
Serviço
O Sesc fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 22h; sábado, domingo e feriado das 10h às 19h; ou pelo Portal sescsp.org.br/bauru.
Acompanhe o Sesc Bauru nas redes sociais:
Facebook, YouTube, Twitter e Instagram/@sescbauru