Semana termina congelante no Sudeste e Defesa Civil divulga alerta

A semana, que começou sob influência de uma área de alta pressão atmosférica que deixa o tempo seco com tardes quentes no Sudeste do Brasil, vai terminar gelada, com o ar polar que entra forte a partir da sexta-feira (19).

Nesta quarta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica favorece o retorno da chuva ao estado de São Paulo, com temporais na região de Presidente Prudente, Bauru e sul deste estado.

E é na quinta-feira (18) que o tempo mudará de vez na Região Sudeste. O avanço de uma potente frente fria, associada ao seu ciclone extratropical, levará chuva para São Paulo e também para o Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e para o centro-sul do estado do Rio de Janeiro. “Não estão descartados alguns temporais e ventania, e depois da chuva, virá o frio intenso”, afirma o Clima Tempo.

No geral, o final desta semana será de frio intenso, com risco de geadas no alto da Serra da Mantiqueira e possibilidade de recordes.

Em Bauru, a previsão é de que a mínima chegue aos 9 graus no sábado. Mas a queda brusca está prevista a partir desta quinta-feira (18/08), confira a previsão:

ALERTA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil Nacional divulgou alerta para uma nova frente fria, desta quarta-feira (17) até o próximo sábado (20). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma frente fria vai derrubar as temperaturas na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A onda de frio perderá força a partir de domingo (21).

Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Cuidados: O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

Compartilhe nas Redes Sociais