Foto: Mirene Borges Da Silva

Sem UTI, paciente com Down fotografado em abraço com enfermeiro morre no AM

Após nove dias de internação, morreu hoje por complicações da covid-19, em Manacapuru (a 100 km de Manaus), o paciente Emerson Júnior, 30.

O jovem, que tinha Síndrome de Down, protagonizou um momento emocionante no último domingo (24/01) ao receber um abraço do enfermeiro Raimundo Nogueira Matos e, assim, permitir que recebesse oxigênio. A foto viralizou.

Emerson apresentou melhora e havia a expectativa de que fosse transferido nesta quinta-feira para uma UTI em Manaus, mas faleceu na manhã de hoje.

“Fiquei muito triste, chorei muito”, contou, emocionado, o enfermeiro e entrevista ao site UOL.

Emerson deu entrada no dia 20 no hospital de campanha do município de Caapiranga com sintomas da covid-19. De pronto, ele ficou internado recebendo assistência. O local entretanto não tem leito de terapia intensiva, foi solicitada transferência para Manaus, mas inicialmente não houve retorno porque há fila de espera por leitos no estado.

Mobilização
Na segunda-feira (25), quando Júnior piorou, uma campanha chegou a ser lançada nas redes sociais, pedindo intervenção do governador Wilson Lima (PSC). Na madrugada da terça (26), a situação ficou ainda pior, e ele teve uma parada cardíaca, tendo sido levado às pressas para Manacapuru, cidade-polo da região. Lá, Emerson foi intubado e estava internado. A cidade, porém, também não tem UTI.

“Em Manacapuru, onde ele estava, pelo agravamento, era necessário aguardar estabilizar para transferir. Já tinha um leito certo de UTI, em Manaus, para transferência. E hoje, à 1h da manhã, ele estava com situação boa. Agora pela manhã estava saturando 98%, mas agora informaram que ele faleceu”, afirmou o enfermeiro.

“Ele é a joia, a luz da minha vida e da nossa família. Queremos devolver ele com vida para minha mãe”, disse a irmã dele, Eliane, um dia antes do óbito.

No dia 23, ao ver o desespero do paciente Émerson Júnior, que temia o uso da máscara com oxigênio, o enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, o abraçou. Foto: Mirene Borges Da Silva

Por Redação/Uol

Compartilhe nas Redes Sociais