Foto: Guilherme Oliveira/Prefeitura de Bauru

Secretaria de Saúde reforça importância da segunda dose e dose adicional contra Covid-19

A Secretaria de Saúde continua com a aplicação da segunda dose e dose adicional da vacina da Covid-19 em Bauru. A pasta destaca que a população deve tomar as doses no período adequado, dentro do que está previsto para cada vacina, e que a vacinação é necessária para reduzir casos graves e óbitos.

Nesta sexta-feira (07/01), a Organização Mundial da Saúde disse que o número de casos globais aumentou em 71% na última semana e, nas Américas, subiu 100%. A entidade afirma que, entre os casos graves em todo o mundo, 90% são em pessoas que não foram vacinadas. Por isso, também reforçou a importância da vacinação.

Em Bauru, a aplicação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira.

SEGUNDA DOSE
A segunda dose da vacina da Pfizer/BionTech é aplicada 21 dias após a primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais, e 56 dias após a primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos, sem necessidade de agendamento, basta comparecer em uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. A segunda dose da vacina Coronavac é aplicada 28 dias após a primeira dose, e a segunda dose da vacina da AstraZeneca/Oxford é aplicada 56 dias após a primeira dose. Para a segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford, é necessário o agendamento no site www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas, ou no banner destacado em vermelho no site.

As pessoas que vão tomar a segunda dose devem comparecer na unidade de saúde com RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com a primeira dose da vacina.

DOSE ADICIONAL
A dose adicional é aplicada quatro meses ou mais após a segunda dose das vacinas Coronvac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BionTech, para pessoas com 18 anos ou mais, sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde faz a aplicação com o imunizante disponível, que pode ser diferente da primeira e segunda dose. As pessoas devem comparecer em uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, e os idosos com 60 anos ou mais também podem tomar a dose adicional no Promai, das 8h às 16h. Para tomar a dose adicional, as pessoas devem comparecer na unidade de saúde com RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com as doses anteriores. Já para a dose adicional da Janssen, é necessário o agendamento no site da Prefeitura de Bauru, sendo aplicada 61 dias ou mais após a dose única.

PRIMEIRA DOSE
A primeira dose continua sendo aplicada, para pessoas com 12 anos ou mais que ainda não receberam a vacina, sem necessidade de agendamento. As pessoas devem comparecer em uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira das 12h às 16h com RG, CPF e comprovante de residência no município.

Compartilhe nas Redes Sociais