Saúde segue com ações de prevenção e combate à dengue

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, segue com ações de prevenção e combate à dengue em todo o município. Diariamente, os agentes de combate as endemias realizam visitas domiciliares, bem como nos imóveis comerciais com orientações a população e promovendo a eliminação dos criadouros com nebulização programada em áreas com casos positivados.

Com a elevação das temperaturas e a ocorrência constante de chuvas, a proliferação do mosquito Aedes aegypti se acentua, necessitando de reforço nas ações. Diante disso, a Divisão de Vigilância Ambiental pede a colaboração da população na eliminação e descarte adequado de qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos. Cabe ainda aos munícipes verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos. As ações devem ser conjuntas, tanto da população, como do poder público, como forma de evitar a reprodução do mosquito.

Com o objetivo de intensificar o cerco ao mosquito, o município conta, desde o ano passado, com 580 armadilhas instaladas em todas as regiões da cidade. As armadilhas capturam os mosquitos, permitindo análises semanais pela Vigilância Epidemiológica e acompanhamento das regiões com maior incidência do pernilongo, como também o monitoramento dos locais onde são encontrados mosquitos contaminados com o vírus da dengue, permitindo mapear o tipo de dengue em circulação na cidade. Com base nos resultados, as equipes concentram os trabalhos em áreas críticas, visando tornar as ações mais eficientes e ágeis.

No último dia 17 de fevereiro, uma parceria entre as Secretarias de Saúde, do Meio Ambiente (Semma) e das Administrações Regionais (Sear) recolheu 40.910 quilos de materiais na região do Núcleo Gasparini, durante o mutirão de limpeza para prevenção da dengue. As pastas organizam outros mutirões para as próximas semanas em regiões distintas da cidade. O próximo mutirão ocorre neste sábado, dia 2 de março, na região do Núcleo Edson Francisco da Silva.

AÇÕES EDUCATIVAS
Entre os trabalhos, o Grupo Educação em Saúde, lotado no Departamento de Saúde Coletiva (DSC), atua nas escolas de educação infantil, visando à conscientização das crianças sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. O grupo realiza ainda orientações sobre como prevenir a proliferação de escorpiões e do mosquito palha que provoca a leishmaniose..

O Educação em Saúde desenvolve, durante o ano todo, uma série de atividades como exposições de maquetes com exemplares de animais peçonhentos, teatro, música, dança e brincadeiras lúdicas envolvendo alunos e professores, sempre com a temática da dengue. Também promove a formação dos ‘agentes mirins’, que atuarão no combate ao mosquito da dengue não só com os coleguinhas da escola, mas junto aos familiares.

A população pode acompanhar a situação da dengue no município, bem como as informações sobre os casos da doença e ao mapeamento das instalações das armadilhas do mosquito Aedes Aegypti através do site da Prefeitura, pelo https://www2.bauru.sp.gov.br/saude/informativo_dengue.aspx.

Compartilhe nas Redes Sociais