Saúde divulga balanço de ação para avaliação da situação vacinal de crianças
A Secretaria de Saúde realizou neste sábado (17/08), o monitoramento estratégico de vacinação com visitas casa a casa para avaliação da situação vacinal de crianças com idade de 6 meses a 5 anos, com foco nas vacinas da poliomielite e sarampo. Ação obteve um saldo positivo, com 48 doses aplicadas.
Durante o dia, os profissionais realizaram 8.709 visitas e identificaram 824 crianças com idades de 6 meses a 5 anos, administrando 39 doses da vacina do sarampo e nove doses da vacina da poliomielite. As equipes também identificaram dez crianças com o esquema incompleto para a vacina da coqueluche, e realizaram a atualização do imunizante.
A ação envolveu a participação de 120 profissionais de enfermagem, 15 agentes comunitários de saúde, 25 agentes de combate a endemias e 41 profissionais de apoio, incluindo motoristas e administrativos, formando 38 equipes que percorreram diversas regiões do município, inclusive o Distrito de Tibiriçá.
O Monitoramento das Estratégias de Vacinação é uma ação do Ministério da Saúde para avaliar as estratégias de vacinação da poliomielite e do sarampo em todo o País, com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal. A estratégia é desenvolvida através de visita domiciliar com verificação das cadernetas do público-alvo e vacinação das crianças, considerando o esquema primário para a vacina da poliomielite e a primeira e a segunda doses da vacinação do sarampo. A ação possibilita identificar áreas onde há concentração de não vacinados.
Os resultados auxiliarão na avaliação do risco de exposição da população às duas doenças imunopreveníveis, possibilitando mapear as áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não vacinação, permitindo a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas.