Saúde divulga balanço de ação ampliada contra dengue no Jd. Redentor/Geisel
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o balanço da ação ampliada de combate à dengue na região do Núcleo Geisel e Jardim Redentor. Os agentes de controle de endemias atuaram com orientações aos moradores e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Dos 11.256 imóveis vistoriados, 7.836 foram trabalhados efetivamente e 3.420 estavam fechados. Desse total, foram identificados e eliminados criadouros em cerca de 19% dos imóveis vistoriados.
Neste ano, a Prefeitura de Bauru já realizou a ação ampliada na região do Núcleo Mary Dota, Beija-Flor, Santa Luzia, Pousada da Esperança e Núcleo Gasparini. No mês de fevereiro, também ocorreu um mutirão para o recolhimento de materiais inservíveis na região noroeste e parte da região oeste, como Jardim Bela Vista, Parque União, Santa Edwirges, Parque Jaraguá, Fortunato Rocha Lima, Nova Esperança e Vila Dutra, com a retirada de mais de 348 toneladas de materiais dos imóveis, em parceria com a Unimed, durante duas semanas.
Em 2021, Bauru registra, até o momento, 145 casos de dengue, sem óbitos. Em 2020, o município teve 795 casos, também sem óbitos, enquanto em 2019 foram 26.250 casos, com 42 mortes, na pior epidemia em Bauru.
A Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais e terrenos limpos.