Saúde alerta para golpe em farmácias em nome da Vigilância Sanitária

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, alerta a população, atendentes e os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos sobre uma pessoa que utiliza o nome da Vigilância Sanitária para apreender medicamentos de uso controlado.

O golpista se identifica como servidor da Divisão de Vigilância Sanitária e portando mochila, pasta, crachá, aparentemente falso, apresenta um decreto que o autoriza a realizar apreensão de medicamentos de uso controlado. O decreto informado para a apreensão é o Decreto 15.770/2021 e diz respeito a eleição do Conselho Gestor do município e não a questões sanitárias. Diante da recusa dos atendentes das farmácias em entregar os medicamentos solicitados, a pessoa passa a proferir ameaças em nome da Prefeitura de Bauru e da Secretaria de Saúde.

A Divisão de Vigilância Sanitária enfatiza que os agentes sanitários promovem visitas e fiscalizações, sempre identificados com uniformes e crachás funcionais. As interdições ou apreensões realizadas após a fiscalização dos agentes oficiais, quando constatada alguma irregularidade, seguem o código sanitário municipal e um procedimento técnico em que as próprias farmácias ficam com a guarda dos medicamentos identificados com algum tipo de anormalidade até a conclusão do processo de fiscalização.

A Secretaria de Saúde solicita aos atendentes ou proprietários de estabelecimentos farmacêuticos para que fiquem atentos e caso recebam a visita de um agente suspeito, devem entrar em contato com a Divisão de Vigilância Sanitária através do telefone (14) 3236-8150 ou pela ouvidoria da pasta no telefone (14) 3104-1452 para denúncias. Também é aconselhável procurar a polícia, caso se sintam ameaçados. A colaboração de todos é essencial para o combate a esse tipo de crime.

Compartilhe nas Redes Sociais